O Ácido Bórico É Seguro Em Torno Dos Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos podem ingerir ácido bórico quando lambem o pelo.

O ácido bórico é eficaz para se livrar de pragas como baratas e pulgas. Mesmo que seu gato seja às vezes uma praga, tenha cuidado onde o ácido bórico é colocado ou poderia ter um efeito indesejado sobre ele.

Exposição

As duas formas mais perigosas de exposição ao ácido bórico para gatos são ingestão e pele direta contato. Embora os gatos normalmente não comam ou lambam diretamente o ácido bórico, ele pode aderir às suas patas e pelos. Quando eles se limpam, eles o ingerem. Se um gato rola em um carpete ou outra superfície tratada com ácido bórico, ele também pode obtê-lo em sua pele.

Toxicidade

Comparado a muitos outros produtos químicos domésticos, inseticidas e produtos de controle de pulgas, o ácido bórico não é muito tóxico . Um gato adulto saudável não é susceptível de ficar seriamente doente a menos que uma quantidade muito grande seja ingerida. Os sintomas geralmente desaparecem quando o ácido bórico deixa o corpo e, normalmente, não há efeitos a longo prazo. Gatinhos jovens, gatos idosos ou gatos com doenças crônicas podem sofrer efeitos mais graves

Sintomas

O ácido bórico pode causar vômitos, diarréia, perda de apetite e fraqueza em gatos. Em casos graves, mais frequentemente observados em gatinhos jovens, gatos velhos ou gatos doentes, pode deprimir o sistema nervoso central, causando convulsões ou dificuldade de coordenação. Na pele, o ácido bórico pode causar uma irritação, incluindo vermelhidão e inchaço. Ele também irá produzir inflamação extra e queimar em qualquer lugar onde haja feridas ou arranhões.

Tratamento

Não há muito o que pode ser feito para um caso leve de ingestão de ácido bórico. O tratamento de envenenamento mais comum, o carvão ativado para absorver o veneno, não é eficaz, e o vômito pode causar mais danos. Embora seja importante entrar em contato com um veterinário para aconselhamento sobre o tratamento se um gato tiver ingerido ácido bórico, as opções de tratamento são limitadas. Em casos graves, um gato pode receber tratamentos de diálise. Nos casos em que o ácido bórico tenha contactado a pele e causado uma reação, o gato deve ser banhado o máximo possível para remover qualquer resíduo. Um veterinário também pode recomendar uma pomada para acalmar a pele enquanto ela cura.