Ações Individuais Vs. Etfs

Autor: | Ultima Atualização:

Fundos negociados em bolsa oferecem maior diversificação do que ações individuais.

Fundos negociados em bolsa (ETFs) oferecem a diversificação e benefícios de gestão profissional de fundos mútuos, mantendo algumas das vantagens das ações individuais. Por outro lado, os investidores em ETFs podem ganhar um bom dinheiro, mas não têm um papel ativo na seleção de ações, nem a chance de experimentar a emoção de escolher uma ação vencedora. Um bom compromisso de investimento pode ser investir em algumas ações individuais, mas ter uma participação maior nos ETFs.

Noções Básicas sobre Ações Individuais

Quando você possui uma ação individual, você possui uma parte de uma empresa. Cabe a você decidir em quais empresas deseja investir e você é quem determina o momento certo para comprar, vender ou manter. Se você tem um bom senso de investimento e faz sua lição de casa, pode ser um seletor de ações bem-sucedido. Alguns investidores em ações têm pressa de escolher um bom estoque, da mesma forma que um apostador faz quando recebe um grande prêmio. Se isso descreve você, provavelmente você deve escolher pelo menos algumas ações individuais, e ver como está indo.

ETF Basics

Os ETFs são investimentos compostos por uma cesta de ações que são negociadas como ações ordinárias. Os ETFs originais refletiam uma das bolsas de valores, como a NASDAQ ou a Dow Jones Industrial Average. Atualmente existem ETFs que investem em uma ampla variedade de setores de mercado, além daqueles que estão ligados a uma bolsa. Eles são semelhantes aos fundos mútuos, em que seus acionistas têm uma participação fracionária em um conjunto de ações. Os fundos mútuos, no entanto, são valorizados apenas uma vez por dia, no fechamento do mercado. Os ETFs negociam ativamente ao longo do dia e podem ser comprados com margem ou vendidos a descoberto, assim como ações individuais. Há também ETFs que investem em títulos e commodities

Prós e contras de ações individuais

Como as ações individuais são autogerenciadas, você não paga taxas de administração, mas elas estão sujeitas a taxas de corretagem quando você compra ou vende. É possível reduzir as taxas comprando ações diretamente da empresa, nos casos em que os planos de investimento diretos estão disponíveis. Até mesmo os planos de investimento direto cobram pelas transações. Um vencedor de ações individuais pode render grandes recompensas, mas é difícil para pequenos investidores individuais terem uma carteira de investimentos diversificada composta exclusivamente por ações individuais. Suas fortunas dependem de um pequeno número de empresas e, se elas falharem, você também. Para ser um investidor em ações bem-sucedido, você precisa se manter bem informado e monitorar suas escolhas de perto. No entanto, você pode descobrir que não quer gastar esse tempo gerenciando seu dinheiro

Prós e Contras dos ETFs

ETFs cobram comissões e taxas de corretagem, mas geralmente têm baixos custos de administração e índices de despesas. Muitos fundos têm baixa rotatividade e são estruturados de forma a torná-los eficientes em termos fiscais. Eles são populares com investidores que buscam minimizar sua exposição a distribuições de ganhos de capital. Como ações individuais, você paga ganhos de capital quando vende suas ações. Este fato faz com que os ETFs sejam apropriados para investidores que gostam do conceito de fundos mútuos, mas que querem evitar os impostos associados às distribuições que os fundos mútuos têm a cada ano. Como os fundos mútuos, os ETFs oferecem diversificação porque investem em um grande número de empresas diferentes. Mesmo que algumas empresas falhem, há provavelmente outras no portfólio que apresentam melhor desempenho e podem aliviar a dor.