Aumento Da Contagem Sangüínea De Leucócitos Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

"Meu nível de eosinófilos está elevado? Hmmm ... deve ser a lombriga que está visitando."

A contagem de glóbulos brancos (WBC) é uma valiosa ferramenta diagnóstica . Juntamente com outros testes, histórico médico e sintomas, revela muito sobre o estado de saúde de um gato. Se Muffin estiver mais velha ou se sentindo mal-humorada, provavelmente o veterinário usará esse indicador para ajudar a avaliar sua saúde.

WBC: Parte do CBC

O exame de sangue completo, comumente conhecido como CBC, é usado para ajudar a diagnosticar doenças. ou identificar lesões, bem como dar uma boa visão geral do estado de saúde do Muffin. Um gato não tem que estar doente ou velho para ter um hemograma - alguns veterinários os incluem como parte dos exames de bem-estar para que possam obter uma história de níveis "normais" para um gato. Os resultados podem ser comparados ao longo do tempo para avaliar como a saúde de um gato está progredindo. Gatos cronicamente doentes ou idosos podem fazer exames de sangue com mais frequência para monitorar a saúde. O hemograma completo mede uma variedade de coisas, incluindo contagem de glóbulos brancos (leucócitos), contagem de glóbulos vermelhos (glóbulos vermelhos), plaquetas (PLT), hematócrito (HCT) e hemoglobina (Hgb). Um perfil químico é frequentemente realizado ao mesmo tempo. Os resultados de ambos os testes são usados ​​para fornecer uma boa visão geral da saúde do Muffin

Intervalos de leucócitos

Quando seu veterinário realiza um hemograma, as células são contadas e vistas em um esfregaço de sangue, o que é útil para visualizar certas condições, como parasitas ou câncer. Os glóbulos brancos são medidos como milhares por milímetro cúbico (K / uL). O intervalo normal em um gato é entre 5,5 e 19,5, o que significa que, em condições normais, o Muffin deve ter entre 5.500 e 19.500 glóbulos brancos por milímetro cúbico de sangue. Baixos WBCs podem indicar infecções virais, problemas de medula óssea ou envenenamento; Nestes casos, os glóbulos brancos concentram-se na área afetada e não circulam no sangue. Os leucócitos elevados ocorrem quando uma área do corpo está inflamada e as células do sangue respondem em reação; podem indicar infecção, inflamação e alguns tipos de câncer

O Diferencial

Existem cinco tipos de glóbulos brancos: neutrófilos, eosinófilos, monócitos, linfócitos e basófilos, todos conhecidos como o diferencial. A distribuição dessas células pode ajudar a focar na causa de uma doença. Os neutrófilos são os principais glóbulos brancos que combatem a infecção, por isso, se o nível de neutrófilos do Muffin for alto, ela provavelmente terá uma infecção. Como os monócitos ajudam nesta batalha, um alto nível de monócitos indica a mesma condição. Os linfócitos também ajudam a combater a infecção e também desenvolvem anticorpos para evitar ataques futuros. Altos níveis dessas células indicam infecção, doenças virais e certas formas de câncer. Eosinófilos são muitas vezes elevados quando um gato tem parasitas ou uma reação alérgica. Os basófilos não são muito comuns e tendem a aparecer em casos de infecção por parasitas, particularmente em animais com dirofilariose.

Uma parte de um quebra-cabeça

Geralmente, uma contagem elevada de glóbulos brancos significa que Muffin tem uma infecção ou vírus. No entanto, o WBC é apenas uma peça do quebra-cabeças de diagnóstico. O restante do trabalho do sangue, como plaquetas e contagem de glóbulos vermelhos, deve ser considerado. O veterinário também terá que explicar a história médica de Muffin, seus sintomas e seu estilo de vida. Se um painel de química foi conduzido, isso será incluído no processo de diagnóstico.