Como Parar Os Gastos Emocionais

Autor: | Ultima Atualização:

Se você puder associar um feliz (como o dia em que ficou noiva) ou uma lembrança triste (como o dia em que foi demitido) com metade dos itens em seu armário na maior parte da mobília da sua casa, é hora de considerar se seus sentimentos estão aumentando essas compras. Veja como impedir que suas emoções te ponham em dívida.

Acompanhe os sentimentos que tendem a precipitar uma farra de gastos. Se você puder começar a identificar um padrão, estará melhor equipado para parar quando a situação se apresentar.

Pense no que você espera obter da compra: você está comprando esses sapatos porque a) você precisa de um par de sapatos sociais ou b) acha que bons sapatos irão ajudá-lo a conseguir uma promoção no trabalho? Se a resposta for B (e você não trabalhar na moda), afaste-se da caixa registradora.

Cuidado com as pequenas coisas. Só porque algo é barato não significa que você deva comprá-lo. Como todos sabemos, até pequenas coisas se somam. Então pergunte a si mesmo se você ainda compraria o item se ele não estivesse à venda. Se a resposta for "não", não compre.

Designe uma parte do seu orçamento para as coisas divertidas. Esse truque é como a abordagem “tudo com moderação” para fazer dieta: assim como se permitir um pouco de chocolate evita que você beba demais, deixar-se fazer compras para não-necessidades pode ser tudo o que você precisa para evitar gastar todo o seu tempo salário após um dia ruim de trabalho.

Evite gatilhos. Fique longe das lojas - exceto quando você realmente precisar de alguma coisa. Isso significa que não há vitrine ou "perusing" a mercadoria. Pare de brincar com você e encontre um novo hobby.
Distraia-se. Pense em uma nova recompensa ou ponto de venda, além das compras, para a próxima vez que você se sentir mal ou quiser comemorar boas notícias. Tome bebidas com o seu mel, vá ver um filme ou organize seu guarda-roupa, para lembrar por que você não precisa ir às compras. Às vezes, o gasto emocional acontece simplesmente porque estamos entediados, então descobrir outras coisas que você pode fazer nessas situações pode economizar muito dinheiro.

Aprenda como comprar como um profissional.