Como Denunciar O Comportamento Antiético No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A confidencialidade costuma ser uma preocupação ao denunciar comportamentos antiéticos no ambiente de trabalho.

As empresas incentivam os funcionários a denunciar comportamentos antiéticos no local de trabalho; no entanto, isso nem sempre ocorre. O medo de retaliação ou a perda de um emprego são as principais razões pelas quais esse comportamento não é relatado. No entanto, a pessoa tem a obrigação de relatar possíveis comportamentos antiéticos, ou continuará a ser tolerada e impune.

Documente o comportamento que você considera antiético. Você pode precisar de provas ou testemunhas do comportamento ou ações. Quanto mais evidências você tiver, incluindo correios de voz, e-mails, documentos, arquivos e depoimentos coletados, mais forte será o seu caso.

Relate o comportamento antiético ao seu supervisor. A primeira linha de relato desses incidentes ou ações é com seu chefe direto. Seu chefe é treinado para gerenciar situações e saber como se difundir ou escalar conforme necessário.

Entre em contato com o departamento ou o oficial de ética ou conformidade confidencial da sua organização. Algumas empresas têm uma linha direta ou endereço de e-mail onde você pode anonimamente deixar uma mensagem. Se você deixar sua mensagem anonimamente, o investigador não poderá contatá-lo para uma discussão mais aprofundada ou fornecer-lhe qualquer acompanhamento ou resultados do relatório.

Dirija-se diretamente ao Departamento de Recursos Humanos se suspeitar de uma situação legal ou política séria. violação. Se o comportamento antiético violar a política ou mesmo a lei, você tem a obrigação de denunciá-lo. O departamento de RH de cada empresa está preparado para lidar com relatórios de comportamento antiéticos e consultar o departamento jurídico, os departamentos de qualidade e auditoria e outros gerentes, conforme necessário. O RH também é capaz de impor advertências, rebaixamentos e demissões, conforme a situação justifique. Por último, as políticas de RH irão protegê-lo de retaliação, caso ocorra,

Dicas

  • Não denuncie comportamento antiético com base em fofocas ou palpites. Reúna provas e tenha certeza de sua existência antes de relatar.
  • Siga os procedimentos de relatório adequados, que estão em vigor para proteção, e não se desvie do processo.