
Dois periquitos podem desenvolver uma amizade ao longo da vida.
Dar ao seu periquito um companheiro pode fazer maravilhas pelo tédio e pela solidão, mas é preciso ter cuidado ao apresentá-los. Periquitos precisam de algum espaço para fazer conhecidos em seus próprios termos, caso contrário, eles podem ficar territorial. Leve o seu tempo com as apresentações, e elas se darão melhor por isso.
Traga o seu novo periquito em sua casa, mas hospede-o em uma sala separada do seu outro periquito. Os dois precisam ser separados por um a três meses para descartar a possibilidade de infectar seu velho periquito com doenças de fora. Não permita que os dois compartilhem brinquedos ou tigelas, pois as doenças também poderiam se espalhar através delas.
Apresente seu novo periquito ao quarto do seu periquito. Coloque as duas gaiolas próximas umas das outras, mas mantenha as aves separadas. Durante cerca de uma semana, as duas aves devem ocupar o mesmo quarto, mas não devem ter acesso umas às outras. Esta é a hora de se acostumar com a outra ave na sala. Durante este período de adaptação, dedique tempo igual a cada ave, para que nenhum dos dois se sinta ameaçado pelo outro.
Abra as portas da gaiola e permita que as aves se cumprimentem em seus próprios termos. Nunca coloque um periquito na gaiola do outro manualmente, pois isso pode perturbar os dois pássaros. Em vez disso, deixe que eles se sintam, explorem e se encontrem em um ambiente mutuamente agradável. Eventualmente, eles decidirão em qual gaiola eles se sentem melhor em coabitar. Ao permitir que eles se encontrem e coabitam em seus próprios termos, você evita a luta territorial que poderia ocorrer de outra forma.
Dobrar-se em acessórios de gaiola como pratos de comida e brinquedos, o que ajudará a evitar a luta.
Itens que você precisará
- Nova gaiola de periquito
- Pratos de comida
- Brinquedos
Ponta
- Você pode precisar ajustar o tamanho da gaiola, particularmente dependendo do sexo das aves. Por exemplo, enquanto dois periquitos machos geralmente se dão muito bem, duas fêmeas são mais propensas a gritar e lutar em confrontos territoriais. Se você planeja manter duas fêmeas, você pode precisar de uma gaiola maior para que elas tenham espaço para se movimentar sem invadir uma a outra. Se você tem um macho e uma fêmea, eles também devem compartilhar uma gaiola maior, para que os avanços amorosos do macho não atrapalhem sua vida cotidiana.




