Quantas Vezes Em Um Ano O Seu Trabalho Pode Testar Você?

Autor: | Ultima Atualização:

Os empregadores não podem importuná-lo com frequentes e injustificados testes de drogas.

Muitos empregadores usam telas de drogas para eliminar potenciais dores de cabeça no local de trabalho. O uso de drogas pode levar a absenteísmo, acidentes de trabalho, rotatividade de funcionários, roubo, baixa produtividade e violência. Em muitos casos, os empregadores exigem que os funcionários realizem apenas um teste de drogas pré-emprego ou um teste de pré-emprego, além de um teste periódico administrado anualmente ou a cada dois anos. Alguns empregadores, no entanto, exigem testes mais frequentes. Se o seu empregador exigir que você faça vários testes de drogas a cada ano, isso pode significar que circunstâncias especiais se aplicam ou que você está sendo injustamente alvejado. Entender quando tolerar os testes de drogas necessários e quando agir pode ajudá-lo a manter seu emprego e a permanecer nas boas graças de seu empregador.

Teste aleatório

Alguns empregadores usam testes aleatórios para avaliar o uso de drogas pelos funcionários. Testes aleatórios são sem aviso prévio e imprevisíveis. De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, esse método envolve colocar as informações de identificação de todos os funcionários em um pool de testes. Os funcionários são selecionados aleatoriamente para testes. Esse processo arbitrário é muito semelhante a desenhar nomes de um chapéu, mas a seleção geralmente é gerada por computador. Cada funcionário tem uma chance igual de ser selecionado, e um funcionário pode ser selecionado para testes aleatórios várias vezes por ano se um empregador optar por fazer seleções do grupo mais de uma vez durante o ano. Se um empregador seleciona você para testes aleatórios em uma taxa muito maior do que outros funcionários, algo pode estar errado. O empregador pode estar mentindo sobre a aleatoriedade do seu método de teste. De acordo com o site legal NOLO.com, muitos estados têm leis ou regulamentos que lhe oferecem recursos se você acredita que seu empregador está alvejando injustamente você. De acordo com o grupo sem fins lucrativos Workplace Fairness, muitos estados não permitem testes aleatórios de drogas.

Acidentes de Trabalho

Após um acidente de trabalho, seu empregador pode exigir que você faça um teste de drogas se o uso de drogas ou álcool pode ter causado ou contribuído para o acidente. Testes de drogas podem ajudar o empregador a identificar o problema, determinando se o uso de drogas ou álcool pode ter sido um fator. Não há limite anual para o número de exames toxicológicos obrigatórios resultantes de acidentes. Seu empregador pode exigir testes de drogas para cada acidente qualificado que você tenha. Seja cauteloso, porém, de ser escolhido para testes de drogas com base em pequenos erros, como escrever errado uma palavra ou estar alguns minutos atrasado ao retornar do almoço. Isso pode indicar discriminação em nome do empregador.

Suspeita Razoável

Embora muitos estados não permitam testes aleatórios, todos permitem que um empregador requeira testes de drogas quando houver suspeita razoável. Suspeita razoável significa que seu empregador tem uma razão legítima para acreditar que você está usando drogas no trabalho. Um supervisor deve documentar suspeitas razoáveis ​​por escrito. A documentação deve explicar os sinais e sintomas que levaram à crença de que você pode estar sob a influência de drogas ou álcool no local de trabalho. Não há limite anual para o número de vezes que seu empregador pode exigir o teste de drogas com base em suspeita razoável. No entanto, cada instância deve ser legítima. Se você acha que um empregador alegou suspeita razoável sem mandado, você tem a opção de buscar recursos através do sistema legal ou, em alguns estados, através de um programa ou departamento administrado pelo estado.

Testes Periódicos

Seu empregador pode realizar testes periódicos e anunciados que são administrados uniformemente a todos os funcionários. De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, alguns empregadores usam testes periódicos anualmente, mas não há limite para a frequência dos exames toxicológicos periódicos. Seu empregador pode exigir vários testes periódicos durante o ano. No entanto, seu empregador deve ter escrito a política da empresa explicando por que os testes frequentes são necessários. Por exemplo, testes a cada três meses podem ser necessários se o seu trabalho for perigoso e dezenas de vidas correrem risco se você estiver sob a influência de drogas ou álcool. Se o teste não for garantido, você poderá alegar que esse teste é um assédio. Por exemplo, testes periódicos freqüentes podem ser considerados assédio se um empregador começar a exigir que os funcionários realizem um teste mensal de drogas porque o sindicato de trabalhadores ameaçou entrar em greve.Considerações

Os funcionários têm o direito de recusar um teste antidrogas no local de trabalho, mas os empregadores também se reservam o direito de demitir funcionários que não passarem no teste. De acordo com o site legal NOLO.com, você pode não ter o direito de receber benefícios de desemprego se for demitido por se recusar a se submeter a um teste de drogas. No entanto, se você puder provar que foi alvejado ou assediado injustamente, se a suspeita não foi razoável ou se o teste foi discriminatório, você poderá reconquistar seu emprego. Isso pode exigir o envolvimento de uma agência estadual ou federal de direitos dos trabalhadores ou de um advogado particular. Para evitar tais aborrecimentos, você deve apelar ao seu supervisor ou a um executivo da empresa, idealmente o diretor de recursos humanos, se você suspeitar que está sendo indevidamente escolhido para o teste de drogas.