Como Faço Para Limpar As Ferramentas Para O Médico Como Assistente De Veterinária?

Autor: | Ultima Atualização:

As ferramentas adequadas do veterinário ajudam a manter os animais saudáveis.

A tarefa de limpeza de ferramentas de um veterinário, muitas vezes recai sobre o assistente veterinário. O trabalho é importante na prevenção da contaminação cruzada entre os animais, na garantia de que as ferramentas permaneçam em bom estado e em manter as ferramentas organizadas e em boas condições de funcionamento para o próximo paciente. O processo atual envolve uma série de etapas destinadas a limpar, esterilizar e lubrificar os instrumentos.

Enxaguar Imediatamente

Assim que o procedimento terminar, você deve enxaguar as ferramentas limpas de sangue e tecido. Não lavar as ferramentas em água limpa prontamente pode levar a manchas e ferrugem. Evite usar detergente, alvejante ou solução salina, pois esses produtos podem corroer o acabamento de aço inoxidável. As ferramentas manchadas e enferrujadas não só são esteticamente pouco atraentes para os donos de animais de estimação, como os instrumentos podem não funcionar adequadamente no futuro. O custo de substituir ferramentas veterinárias enferrujadas pode ser considerável, especialmente para uma clínica que já está funcionando com um orçamento apertado.

Limpador de pH Ultrassônico ou Neutro

Depois de enxaguar os detritos, as ferramentas devem ser lavadas em um limpador de pH neutro ou em uma máquina ultrassônica. Uma máquina ultra-sônica usa ondas sonoras de alta freqüência para limpar partículas minúsculas daqueles lugares de difícil acesso em ferramentas, como dobradiças. Quer você esteja lavando as ferramentas à mão ou na máquina de ultra-som, tente espaçar os instrumentos para que não esfreguem ou vibrem juntos e arranhem os acabamentos.

Seque e lubrifique

Secar os instrumentos, colocando-os em uma toalha e secando-os com outra toalha. Assim que estiverem secos, borrife um lubrificante projetado para instrumentos cirúrgicos em cada item com partes móveis. Este também é um bom momento para garantir que cada instrumento esteja em boas condições de funcionamento. Certifique-se de que as lâminas não estão lascadas e que as ferramentas articuladas abrem e fecham suavemente. Você pode definir ferramentas em mau estado, além de ser reparado ou substituído.

Esterilize ou desinfete.

Você deve esterilizar instrumentos antes que o veterinário os use em um novo paciente. Os veterinários usam um processo de autoclave ou de esterilização a frio para evitar a contaminação cruzada de um animal para o outro. Em ambos os processos, as ferramentas articuladas são normalmente deixadas em uma posição aberta. Uma autoclave é um dispositivo que usa calor para matar organismos. A esterilização a frio requer um processo de longo prazo de submergir os instrumentos em uma solução química e é considerado mais um processo de desinfecção do que uma verdadeira esterilização. Siga as instruções do fabricante para determinar qual processo é recomendado para cada instrumento.