Como Os Gatos Se Comportam Antes De Morrer?

Autor: | Ultima Atualização:

Um gato morrendo pode ter problemas para se levantar.

A morte de um gato nunca é fácil, mas saber os sinais de que o fim está próximo pode ajudá-lo faça-a confortável. Você nem sempre será capaz de curá-la, mas você pode identificar o que ela está passando e vê-la tão indiferente quanto possível.

Sinais de deterioração

Como um gato morre, mesmo de velhice em vez de doença, seu corpo vai começar a desligar. Ela pode mostrar alguns dos mesmos sinais de fraqueza que um gato doente, como não chegar à caixa de areia, resistir a brincar ou não comer. Seus sentidos não parecerão tão afiados quanto antes, e ela pode não ser capaz de ver ou ouvir você com muita facilidade. Seu senso de toque é o único que não se deteriora, então ela nunca deixará de sentir seus bichinhos calmantes, nem mesmo no final.

Buscando Solidão

Até mesmo um gato que normalmente está colado ao seu colo pode Procure a solidão quando ela sentir a morte se aproximando. Não tome isso pessoalmente - é um ato de instinto. Na natureza, um gato moribundo se isolaria porque ela saberia que é vulnerável a predadores. Isso também pode ser resultado do estresse, já que a deterioração de seus sentidos e seu senso geral de fraqueza física podem fazer com que ela deseje evitar qualquer tipo de estímulo ou excitação.

Levando-se Fácil

Gatos morrendo frequentemente tornam-se marcadamente letárgicos , ambos porque estão fisicamente enfraquecidos e porque simplesmente não sentem vontade de brincar e se exercitar. Simplesmente se locomover pela casa pode se tornar uma tarefa para um gato moribundo, então não se surpreenda se tudo o que ela quer fazer é ficar por perto. Em casos graves, ela pode estar enfraquecida a ponto de ter dificuldade em se levantar, caminhar ou subir em sua caixa de areia.

Encontrando conforto

Enquanto alguns gatos podem escolher o isolamento em seus dias finais, alguns podem levar esse tempo. estar tão perto de seus entes queridos quanto possível. Eles podem voltar para uma cama, cobertor ou travesseiro favoritos para se sentirem confortáveis, e podem seguir incessantemente seus donos porque não querem ficar sozinhos. Enquanto os gatos morrendo podem mostrar seu contentamento através do ronronar, eles também podem ronronar como um mecanismo de enfrentamento - o ronronar tem mostrado fortalecer os músculos do gato, e pode até liberar endorfinas que a ajudam a lidar com qualquer dor que ela esteja passando.