Como O Peso Do Tornozelo Pode Melhorar O Seu Salto?

Autor: | Ultima Atualização:

O treinamento com pesos no tornozelo pode ajudá-lo a correr mais rápido e saltar mais alto.

Para algumas pessoas, trabalhar com pesos no tornozelo é uma ótima maneira de melhorar altura e habilidades gerais de salto, adicionando resistência ao treino de perna. Um estudo recente da Universidade de Tecnologia do Texas (Texas Tech University) encontrou boas evidências para o treinamento com pesos adicionais, incluindo uma melhora de 13% na altura máxima do salto vertical após três semanas de treinamento com pesos adicionais. Pesos no tornozelo não são para todos, no entanto. Usar pesos adicionais coloca mais pressão sobre as articulações e pode não ser adequado para pessoas com histórico de lesões ligamentares ou tendíneas. O seu médico pode ajudá-lo a determinar se os pesos do tornozelo são apropriados para o seu programa de exercícios

Resistência adicionada

O peso do tornozelo pode ser uma excelente forma de aumentar o seu treino, proporcionando resistência adicional a qualquer exercício relacionado como você pode adicionar peso a uma barra de supino para um treino na parte superior do corpo. É claro que o peso adicional que seu corpo carrega exige que seus músculos trabalhem mais em qualquer tarefa de peso corporal, incluindo saltos. Com o tempo, os músculos que você usa enquanto usa pesos no tornozelo ficarão mais fortes e a altura do seu salto aumentará, desde que você fortaleça toda a gama de músculos que contribuem para a sua habilidade de saltar.

Exercício Diversificado

o primeiro exercício que vem à mente quando se trabalha na vertical, mas certifique-se também de fazer exercícios complementares na parte inferior do corpo para maximizar os benefícios e minimizar o risco de lesões. A caixa salta - saltando de uma caixa ou de um carregador colocado com segurança - é uma forma de trabalhar os músculos que proporcionam uma explosão vertical. Exercícios tradicionais para as pernas, como panturrilhas, agachamentos e dobras no joelho, também são ótimos para treinar os músculos que fornecem energia cinética e suporte para o salto. Adicionando sessões de corda de pular livre de peso de tornozelo para o treino irá adicionar a sua força geral do corpo inferior e impulsionar seu cardio. Enquanto você trabalha com os pesos do tornozelo ao longo do tempo, você verá aumentos constantes no seu salto vertical e força total nas pernas.

Uso Adequado

Das máquinas de musculação aos halteres, o equipamento só é efetivo e seguro se usado adequadamente. Os pesos dos tornozelos não são exceção, portanto, prenda os pesos com segurança antes de usá-los. Certifique-se de que o peso se encaixa bem no tornozelo e que ele não salta ou se desloca quando você pula ou corre. Se você tiver problemas para segurar o dispositivo, consulte o manual que acompanha os pesos do tornozelo.

Perigo de peso no tornozelo

Os pesos do tornozelo aumentam o peso da parte inferior do corpo durante o treino, o que aumenta as chances de joelho e lesão no tornozelo. É normal sentir dor na parte inferior da perna em sua primeira semana de treinamento com pesos no tornozelo. O potencial para lesão ligamentar ou tendínea é de maior preocupação, uma vez que suas articulações suportam um maior peso adicional até que seus músculos estejam acostumados a se exercitar com o peso adicional. Você pode minimizar a chance de lesões sérias adicionando somente pesos de tornozelo a exercícios que seu corpo está acostumado a fazer sem pesos, e fazendo todos os exercícios em seu regime sem pesos adicionais pelo menos uma vez por semana.