Síndrome De Horner E Pupilas Dilatadas Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Se os alunos do gatinho tiverem crescido ou encolhidos, ela deve passar por um exame.

Se os olhos de Kitty tiverem um olhar engraçado, preste atenção nas pupilas dela para aprender mais sobre sua condição. Se a pupila estiver aumentada (dilatada), pode ser uma inflamação simples ou algo mais sério. Se estiver contraído, pode ser a síndrome de Horner.

O que é a síndrome de Horner?

A síndrome de Horner é um distúrbio neurológico comum nos olhos e músculos faciais de um gato. Geralmente ocorre sem aviso e é tipicamente causado por uma disfunção do sistema nervoso simpático de Kitty. O sistema nervoso simpático é parte do sistema nervoso sobre o qual você não tem controle. Por exemplo, se você ficar com medo, sua frequência cardíaca aumentará e o sangue se moverá para os músculos para ajudá-lo a fugir. Se Kitty sofre algum tipo de trauma que afeta o nervo simpático em seu olho, isso pode causar a síndrome de Horner. Infecções do ouvido médio, lesões no pescoço (de lutar ou ser atropelado por um carro) ou tumores podem desencadear a síndrome de Horner

Sintomas da síndrome de Horner

Como a síndrome de Horner é geralmente causada por uma lesão no nervo simpático O olho de Kitty, o sinal mais óbvio disso será uma mudança em seus olhos. Como o nervo está lesionado, os músculos ao redor dele relaxam, fazendo com que o olho "afunde". Sua pálpebra cairá e a pupila parecerá menor do que o normal. Às vezes, a terceira pálpebra do olho ficará vermelha ou ressuscitada. Os sintomas ocorrerão do mesmo lado do rosto da lesão. Se Kitty estiver mostrando esses sintomas, será bem fácil para o veterinário determinar que a síndrome de Horner está em ação. Determinar a causa da lesão nervosa pode ser mais desafiador. O veterinário provavelmente precisará realizar um exame físico completo em seu gatinho, potencialmente incluindo raios-X, exames de sangue e um exame neurológico. Embora seja raro, ocasionalmente os gatos têm a síndrome idiopática de Horner, o que significa que não há causa aparente.

Tratamento e recuperação

O tratamento da síndrome de Horner depende da causa. Por exemplo, se a Kitty tiver uma infecção no ouvido médio ou uma ferida na mordida, ela precisará de antibióticos para ajudá-la a se curar. Se a causa for idiopática, a síndrome geralmente desaparece sozinha em cerca de dois meses. O veterinário pode prescrever medicamentos para os olhos para ajudar a tornar Kitty mais confortável - afinal, ela pode não conseguir piscar normalmente. Seu veterinário também pode prescrever gotas para dilatar sua pupila para níveis normais

Pupilas Dilatadas

Gatos com síndrome de Horner têm pupilas menores, não pupilas maiores. Alunos aumentados em gatos, conhecidos como anisocoria, podem ter muitas causas diferentes, incluindo lesões na córnea, glaucoma, doença da retina e síndrome da pupila espástica. Se a pupila de Kitty de repente ficar alargada, entre em contato com seu veterinário imediatamente para diminuir a chance de que sua visão seja permanentemente afetada.