Seja lucrativo e os dividendos representem uma só peça.
Intuitivamente, dividendos altos são desejáveis para os acionistas, mas baixos índices de pagamento também podem ser bons . Pagamentos baixos podem significar que a empresa está crescendo rapidamente e tem o potencial de altos retornos totais. A taxa de pagamento informa qual porcentagem dos ganhos de uma empresa é paga como dividendos. A divisão do dividendo pelo preço da ação fornecerá uma estimativa atual do rendimento de dividendos. Em geral, quanto maior o índice de pagamento, maior será o rendimento dos dividendos.
Índices de Pagamento e Ciclos da Indústria
O lucro líquido - ganhos da empresa - pode ser pago aos acionistas como dividendos ou lavrado em para a empresa para o crescimento futuro. Quando as empresas são jovens e estão crescendo, os lucros das empresas muitas vezes crescem mais rapidamente se forem reinvestidos na empresa, em vez de serem pagos aos acionistas na forma de dividendos. Os acionistas ficarão melhores se a política da empresa for manter um baixo índice de pagamento, porque o crescimento dos lucros da empresa será refletido em preços de ações futuros mais altos. Em contraste, as taxas de pagamento tendem a ser mais altas para empresas maduras e empresas em indústrias maduras, porque há menos oportunidades de crescimento dentro da empresa ou da indústria. Para empresas maduras, a riqueza dos acionistas é maximizada pelo pagamento de uma parcela maior dos lucros aos investidores como dividendos.
Índices de Pagamento, Crescimento e Sinais
Como os lucros são divididos entre os reinvestidos em uma empresa e os pagos aos acionistas , o índice de reinvestimento é definido como 100% menos o índice de pagamento. O crescimento dos dividendos pode ser estimado multiplicando-se o índice de reinvestimento pelo retorno sobre o patrimônio líquido. Retorno sobre o patrimônio líquido mede quão lucrativamente uma empresa está realizando ao longo de um determinado período de tempo em comparação com o patrimônio que os acionistas comuns têm nele. Por exemplo, se o retorno sobre o patrimônio líquido é de 10% e o índice de reinvestimento é de 50%, os dividendos teoricamente crescerão 5% ao ano, assumindo que todas as variáveis sejam mantidas constantes. Na realidade, as empresas tentam manter seus valores de dividendos relativamente constantes e permitem que o índice de pagamento varie de acordo com o lucro. Isso ocorre porque uma diminuição nos dividendos pode ser um mau sinal se interpretada pelos investidores como uma incapacidade de manter dividendos no futuro.
Rendimentos de dividendos e retorno total
Para baixas taxas de pagamento, a maior parte do retorno do acionista está em a forma de valorização das ações. Se não houver dividendos, o retorno total de uma ação é encontrado dividindo-se o crescimento no valor da ação pelo valor investido. Por exemplo, se você comprou uma ação a US $ 100 e a vendeu por US $ 110, seu retorno total é de US $ 10 dividido por US $ 100, ou 10%. Se a ação também lhe pagasse um dividendo de US $ 1, você incluiria o dividendo como parte de seus ganhos, de modo que o retorno total seria de 11%. Esta é a soma do rendimento de dividendos de 1% e o rendimento de ganhos de capital de 10%.
Ciclos Econômicos e Estoques Pagadores de Baixa a Alta Dividendos
Estoques de pagamento de alto dividendo entram e saem de moda, assim como alta ações de crescimento. Durante a bolha da internet e outros períodos de rápido crescimento econômico, os investidores não estavam preocupados com dividendos. Eles queriam participar do rápido aumento nos preços das ações. Durante anos após a crise financeira de 2008, os investidores estavam inseguros sobre o crescimento do preço das ações e procuraram empresas maduras com dividendos estáveis. Taxas de imposto diferenciais para ganhos de capital e dividendos também podem afetar as preferências dos investidores.