Problemas Cardíacos Em Gatos Mais Velhos

Autor: | Ultima Atualização:

A doença cardíaca é mais comum em gatos mais velhos.

Mr. Fluffles pode estar em seus anos dourados, mas sua velhice traz um risco maior de problemas cardíacos. A cardiomiopatia é a doença cardíaca mais comum em gatos idosos. A detecção precoce de problemas cardíacos e o tratamento imediato de suas condições subjacentes podem retardar a progressão da doença cardíaca em seu gato.

Cardiomiopatia

Cardiomiopatia é doença do músculo cardíaco. É mais frequente em gatos com 5 a 7 anos, de acordo com o website do petMD. O Sr. Fluffles pode experimentar perda de apetite, sons cardíacos anormais, respiração difícil, pulso fraco, letargia e outros sintomas. A cardiomiopatia tem três tipos básicos: dilatada, hipertrófica e restritiva. A cardiomiopatia dilatada faz com que as paredes do coração se espalhem, resultando em um coração maior, mais redondo e de paredes finas. A cardiomiopatia hipertrófica ocorre quando as paredes do coração engrossam, tornando mais difícil para o coração bombear o sangue. A cardiomiopatia restritiva é causada pela formação de cicatrizes no coração, dificultando a presunção de bombeamento normal pelo coração. Se o Sr. Fluffles é diagnosticado com cardiomiopatia, ele pode precisar de medicação para controlar sua condição.

Doença tromboembólica

A doença tromboembólica arterial felina é causada pela formação de um coágulo sanguíneo no coração. Conforme o coágulo se move pelo coração, ele pode se alojar em uma artéria, impedindo que o oxigênio atinja os tecidos abaixo dele. A doença tromboembólica arterial é frequentemente o primeiro sinal de doença cardíaca em gatos. Com esta doença, o Sr. Fluffles pode experimentar dor aguda e perda de uso de seus membros posteriores, ou falta de circulação nas pernas traseiras. De acordo com o Dr. Donna Mensching, DVM da PetSide.com, aproximadamente dois terços de todos os casos de doença tromboembólica arterial ocorrem em gatos machos, devido à maior ocorrência de cardiomiopatia hipertrófica no sexo masculino. A doença tromboembólica é quase sempre causada por uma condição subjacente, o que significa que o seu veterinário precisará determinar a causa dos coágulos sanguíneos do seu gato e tratar adequadamente.

Insuficiência Cardíaca Congestiva

A insuficiência cardíaca congestiva é causada pela incapacidade do coração de bombear o sangue por todo o corpo. A insuficiência cardíaca congestiva de Fluffles pode estar do lado direito ou esquerdo. A insuficiência cardíaca congestiva do lado direito ocorre quando a válvula entre as câmaras cardíacas enfraquece, fazendo com que o sangue flua de volta para o átrio. Quando isso acontece, o coração fica congestionado e o líquido volta para as veias que levam ao coração. Sinais comuns de insuficiência do lado direito incluem inchaço das pernas, ganho de peso devido à retenção de líquidos, aumento do abdome ou do tórax e distensão das veias. A insuficiência cardíaca congestiva do lado esquerdo ocorre quando o sangue não entra na circulação sistêmica e começa a se acumular nos pulmões. Esta condição está freqüentemente associada à respiração superficial e rápida, inquietação, falta de ar e tosse.

Doenças Subjacentes

Problemas cardíacos em gatos geralmente são causados ​​por uma condição subjacente. Em gatos mais velhos, hipertensão ou pressão alta, é um culpado comum. A hipertensão pode causar danos aos vasos sanguíneos do corpo, especialmente aqueles na retina do olho. O dano hipertensivo pode levar a pupilas amplamente dilatadas, desorientação e às vezes até cegueira súbita. A pressão arterial elevada também pode fazer com que as paredes do coração se tornem mais espessas, fazendo com que o coração trabalhe mais intensamente para bombear e fazendo com que pequenos vasos sangüíneos se rompam. Alguns gatos são mais propensos a doenças cardíacas do que outros. Gatos Coon, raças de pêlo curto americanos e britânicos, gatos persas e gatos siameses são suscetíveis a várias condições do coração.

Outros problemas cardíacos

Os gatos podem nascer com doenças cardíacas, uma doença chamada cardiopatia congênita ou doença cardíaca pode ocorrer mais tarde na vida. Em gatos mais velhos, a causa da doença cardíaca é tipicamente devida a danos na estrutura do coração ou a condições hereditárias que progridem à medida que o gato envelhece. Embora a cardiomiopatia hipertrófica seja a doença cardíaca mais comumente adquirida em gatos, as doenças cardíacas secundárias podem se desenvolver com o tempo, como a dirofilariose, a doença miocárdica e a doença miocárdica hipertensiva. A doença cardíaca em gatos é frequentemente acompanhada por um sopro no coração que o veterinário pode ouvir durante um exame de rotina.