Um Funcionário Pode Ser Demitido Por Doença Mental?

Autor: | Ultima Atualização:

Doença mental não significa desempregável.

A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) oferece proteção contra discriminação de funcionários com doença mental. Isso significa que, se você sofre de condições como depressão, ansiedade, transtorno bipolar ou esquizofrenia, seu chefe não pode demiti-lo simplesmente por causa de seu diagnóstico. Na verdade, seu empregador pode ser obrigado a fazer certas acomodações para tornar viável seu trabalho enquanto gerencia sua condição

Conhecimento

Antes de se qualificar para proteção sob a ADA, você deve informar seu empregador sobre sua condição. . Tenha em mente que enquanto o ato o protege de ser demitido por doença mental, você pode ter dificuldade em combater os medos e preocupações preconcebidas de seu empregador. Muitas pessoas ainda temem que todos os doentes mentais sejam perigosos, imprevisíveis, excessivamente emocionais ou não confiáveis. Seu trabalho pode ser seguro, mas você pode enfrentar este estigma de ser desequilibrado, você pode ter que provar a si mesmo como competente, mesmo se você fosse um funcionário excepcional antes de admitir a esta condição.

Acomodação

diretrizes, como empregar pelo menos 15 pessoas, ele deve fazer acomodações razoáveis ​​para permitir que você faça o seu trabalho enquanto cuida da sua doença. As acomodações podem incluir a retirada do trabalho para sessões de terapia, a redução dos níveis de estresse, ajustando sua carga de trabalho ou removendo prazos apertados. Uma vez que as acomodações foram feitas, cabe a você fazer o trabalho com fidelidade. Seu chefe ainda tem o direito de demiti-lo se você não puder fazer o trabalho que foi contratado para fazer.

Ameaça

Seu chefe pode demiti-lo se você representar uma ameaça a seus negócios ou a colegas de trabalho. Ele tem a responsabilidade de proteger seus clientes e outros funcionários caso você apresente comportamento perigoso, como adormecer dirigindo um veículo da empresa ou ameaçar prejudicar a si mesmo ou aos outros. Esta é uma das razões pelas quais você deve cuidar de sua saúde e manter o controle sobre sua condição

Desastres

Enquanto seu empregador é obrigado a fazer acomodações razoáveis ​​para ajudá-lo a manter seu emprego, ele não é obrigado a passar por dificuldades indevidas. O que constitui uma dificuldade depende dos deveres do seu trabalho. Se você administrar um escritório individual, seu empregador achará muito mais difícil dar-lhe tempo de folga do que um empregador que tenha uma dúzia de funcionários para cobrir a carga de trabalho. Se o seu trabalho exigir que você viaje com frequência, suas tarefas podem não ser reformuladas para que você tenha folga na cidade duas vezes por semana para consultas médicas. A única maneira de determinar o que é uma dificuldade indevida para o seu empregador é ter uma discussão franca.