Perfil Do Trabalho De Microbiologista Alimentar

Autor: | Ultima Atualização:

Os microbiologistas estudam os efeitos de bactérias, leveduras e fungos nos alimentos

Os microbiologistas de alimentos fornecem provas claras de que grandes carreiras podem ser feitas de pequenos organismos. Os microbiologistas concentram-se no estudo de organismos microscópicos, como leveduras e bactérias, e os microbiologistas de alimentos aplicam esse conhecimento à ciência dos alimentos. Eles são aqueles que encontram novas maneiras de preservar e melhorar os produtos e manter os alimentos seguros para consumo

Refinando e Melhorando os Processos Naturais

Alguns dos alimentos humanos mais antigos e mais amados contam com o trabalho de leveduras e bactérias. Sem eles, não haveria vinho nem queijo, nem pão nem picles. Outros itens relacionados a alimentos, incluindo chá, café, cacau, carnes frias e até bacon e presuntos curados, desenvolvem seus sabores familiares por meio da fermentação e da ação bacteriana. Entender esses processos e encontrar maneiras de refiná-los e melhorá-los é um dos principais papéis do microbiologista de alimentos. Alguns encontram maneiras de produzir sabores melhores e mais ricos, enquanto outros buscam maneiras de tornar o processo mais rápido e mais barato.

Preservação de Alimentos

Manter a comida de hoje segura para as refeições de amanhã é uma antiga preocupação humana, e é outra parte importante do mundo do microbiologista de alimentos. Salgar, fumar, secar e conservar alimentos são técnicas antigas de preservação. A ascensão do enlatamento durante o século XIX e o congelamento no século XX foram inovações marcantes. Os microbiologistas estudam como esses processos eliminam as bactérias que causam deterioração e doenças, procurando maneiras de manter a qualidade e a segurança por longos períodos de tempo.

Segurança alimentar

A segurança alimentar é uma prima próxima da preservação de alimentos e é igualmente importante para os microbiologistas de alimentos. Os fabricantes de alimentos industriais precisam saber que seus produtos alimentícios processados ​​permanecerão seguros durante toda a vida útil recomendada, enquanto produtores e atacadistas de produtos agrícolas precisam saber que suas frutas e legumes - muitas vezes consumidos sem cozinhar - não contêm níveis perigosos de microorganismos. . Os microbiologistas de alimentos estudam o crescimento e a reprodução de microrganismos perigosos, ou patógenos, para que possam aprender a retardar ou interromper seu crescimento. Muitos especialistas neste campo trabalham para o governo, fazendo pesquisa pura ou inspecionando instalações de manipulação de alimentos.

Novos Alimentos

Microbiologistas que trabalham na indústria de fabricação de alimentos comerciais estão freqüentemente envolvidos no esforço de desenvolver novos produtos alimentícios, trabalhando com ingredientes anteriormente inexplorados ou com ingredientes antigos de novas maneiras. Por exemplo, os microbiologistas de alimentos podem usar bactérias ou leveduras para quebrar ingredientes alimentares como o milho em suas partes componentes, assim como os químicos dos alimentos usam produtos químicos. Bactérias e leveduras têm a vantagem de serem sustentáveis ​​e auto-renováveis ​​e, portanto, mais baratas e mais ecológicas para o fabricante.

Caminhos de carreira

Existem vários caminhos para uma carreira em microbiologia de alimentos, dependendo de quão ambicioso você é . Um diploma de bacharel em microbiologia é suficiente para alguns trabalhos no campo, mas geralmente são cargos técnicos e não científicos. Muitas posições geralmente exigem pelo menos um mestrado, e você geralmente precisa de um Ph.D. para executar programas de pesquisa independentes ou entrar em gestão. Os microbiologistas de alimentos costumam trabalhar na indústria privada para os fabricantes, mas também podem criar carreiras valiosas na academia, no governo e em outros locais de trabalho.