Enterite Eosinofílica Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

"Essa nova dieta fez o truque. Além disso, é saborosa."

Pobre gatinho. Algo está obviamente errado com o seu aparelho digestivo. Como todos os tipos de problemas podem causar sofrimento gastrointestinal, seu veterinário pode precisar realizar alguns testes antes de determinar que Fluffy sofre de enterite eosinofílica, o que significa inflamação. O próximo passo é diagnosticar a causa para determinar o tratamento.

Enterite eosinofílica

Os glóbulos brancos conhecidos como eosinófilos revestem os intestinos e o estômago do seu gato. Se eles se tornam inflamados, resultados de enterite eosinofílica. Menos frequentemente, esta inflamação nos felinos também envolve o fígado, o coração, os rins, as glândulas supra-renais ou o baço.

Seu veterinário deve fazer algum trabalho de detetive para rastrear a causa. Muitas vezes, é doença inflamatória intestinal. Outras possibilidades incluem parasitas, alimentos ou outras alergias, reações adversas a medicamentos ou leucemia. Se é enterite eosinofílica idiopática, a causa real permanece desconhecida após o teste.

Os sintomas

Os sintomas da enterite eosinofílica imitam os de outras doenças gastrointestinais. Seu gato pode parar de comer, perder peso ou vomitar constantemente. A diarréia também é um sintoma, mas os movimentos intestinais frouxos oferecem uma pista. Gatos com enterite eosinofílica freqüentemente produzem fezes escuras ou sanguinolentas.

Diagnóstico

Se os testes gerais, como hemograma completo e análise fecal, não revelarem a causa da enterite eosinofílica do seu gato, seu veterinário deve realizar mais diagnósticos. Isso pode incluir um ultra-som ou raios-X. Mas para chegar a um diagnóstico definitivo, o seu veterinário deve realizar uma biópsia da mucosa do estômago no Fofo.

Ela pode fazer isso usando um endoscópio tubular para coletar uma amostra ou por meio de uma cirurgia. Qualquer teste requer anestesia, embora a cirurgia esteja muito mais envolvida. A biópsia deve revelar o que há de errado com o Fluffy, ou então descartar algumas possíveis causas.

Tratamento

Se o culpado por trás da enterite eosinofílica é tão simples quanto uma infestação de parasitas, a desparasitação pode curar a doença. Se os testes determinarem que o seu gato sofre de alergias alimentares, o veterinário recomendará uma dieta especial. Encontrar o alimento apropriado para o Fluffy pode exigir um pouco de tentativa e erro.

Se o seu gato sofre de doença inflamatória intestinal, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Não é apenas uma questão de dieta, embora isso seja importante. Ele também precisaria de medicação, geralmente esteróides para tratar inflamações e antibióticos. Seu gato pode nunca ser completamente "curado"; Ele poderia ter doença inflamatória intestinal e desligar para o resto de sua vida. Nesse caso, ele precisaria visitar o veterinário regularmente para monitoramento.