Efeitos Do Uso A Longo Prazo De Amitriptilina Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

OK, vou me comportar. Eu não preciso mais dessas drogas.

Se o seu gatinho desenvolve maus comportamentos, especialmente o que é eufemisticamente chamado de "eliminação inadequada", seu veterinário pode prescrever medicação para levá-lo de volta aos trilhos. Isso inclui a amitriptilina antidepressiva, comercializada para pessoas com a marca Elavil.

Amitriptilina

Originalmente usada para tratar a ansiedade em humanos, a amitriptilina é agora usada por veterinários de pequenos animais para tratar várias condições em gatos e cães. O medicamento aumenta a quantidade de neurotransmissor serotonina no organismo. Dada uma vez por dia em forma de pílula, a amitriptilina não precisa necessariamente ser uma medicação de longo prazo para o gato. Patches transdérmicos também estão disponíveis. Leva pelo menos uma semana, às vezes mais, para a droga começar a trabalhar no paciente felino. Uma vez que o comportamento inadequado pare, você pode desmamar seu gato.

Usos em Gatos

Além da eliminação inadequada, o que significa que o gato está fazendo cocô e fazendo xixi fora da caixa de areia, a amitriptilina também é usada em gatos. trate a ansiedade de separação, a doença felina do trato urinário inferior e a higiene obsessiva. É também receitado para gatos domésticos que lutam muito, mas se é o valentão ou a vítima que recebe a droga depende da chamada do proprietário e do veterinário. Porque também atua como um anti-histamínico, seu veterinário pode prescrevê-lo se seu gato tem alergias severas na pele, mas não é geralmente a primeira escolha para problemas de pele. Efeitos colaterais da amitriptilina funcionam, com alguns afetando apenas o gatinho por um curto período de tempo, enquanto outros têm efeitos a longo prazo. Na pior das hipóteses, o seu gato pode entrar em coma ou experimentar convulsões. Os efeitos colaterais mais comuns incluem constipação e diarréia, baba, desorientação, sonolência, ganho de peso, retenção urinária, pressão arterial baixa, alterações no apetite, irritações na pele, alterações na face inchada e no ritmo cardíaco. Em outras palavras, isso é medicação bastante séria. Não deve ser usado em gatos grávidas ou lactantes ou em felinos com diabetes.

Long-Term Effects

Amitriptilina de longo prazo usada pode afetar órgãos importantes. Um dos efeitos colaterais mais comuns a longo prazo da amitriptilina é o coração. Por esta razão, antes que o gato tome a medicação, seu veterinário deve realizar um eletrocardiograma para garantir que seu coração esteja saudável. Também pode suprimir a medula óssea do seu gato, danificar os rins e afetar seu fígado. Segundo a Dra. Wendy C. Brooks, "Em humanos, os efeitos colaterais em praticamente todos os sistemas de órgãos foram relatados em um momento ou outro, o que significa que potencialmente qualquer efeito colateral poderia ser atribuído ao uso desta medicação".