A Lisina Melhora O Humor?

Autor: | Ultima Atualização:

O humor deprimido tem muitas causas além da deficiência de lisina.

A lisina atua como um bloco de construção para proteínas encontradas nos músculos, tecidos conjuntivos e enzimas, e é necessária para a produção de alguns hormônios. Uma grave falta de lisina pode contribuir para que você se sinta um pouco ansioso ou triste, embora a deficiência não seja comum, porque muitos alimentos contêm esse aminoácido. Como o humor depende de muitos fatores, adicionar lisina à sua dieta não é garantia de felicidade. Consulte seu médico se tiver depressão crônica.

Lisina

A lisina é provavelmente mais conhecida por construir fibras musculares e colágeno, o composto elástico da sua pele. A lisina é um suplemento comumente usado por fisiculturistas e outros atletas que querem parecer empilhados e melhorar sua força. A lisina também é usada às vezes para combater o vírus do herpes porque inibe o crescimento viral.

Lisina e Serotonina

A lisina afeta a serotonina, um neurotransmissor e o principal hormônio do "bem-estar" dentro do cérebro. O controle da serotonina no cérebro é a principal ação da maioria dos medicamentos antidepressivos. Além do humor, a serotonina também está envolvida na regulação do apetite, sono, memória e aprendizado. Lisina trabalha para reduzir o impacto do estresse e sentimentos relacionados de ansiedade e depressão. Uma deficiência dietética crônica de lisina pode levar a um desequilíbrio de humor, bem como falta de apetite, insônia, fadiga e memória de curto prazo.

Fontes naturais

Alimentos de origem animal, como carne bovina, aves, peixes e laticínios, são as fontes mais ricas de lisina e são também as mais digeríveis. A lisina é encontrada em muitos vegetais, mas não é tão facilmente metabolizada e absorvida pelo seu corpo quando você a obtém dessas fontes, razão pela qual os vegetarianos correm maior risco de deficiência. As melhores fontes vegetarianas de lisina incluem espinafre, couve, alfafa, wheatgrass, couve-flor, aipo, produtos de soja, feijão, lentilha, lentilha, pêra, mamão, damasco, banana, amêndoa e castanha de caju.

Preocupações

Humor desequilíbrio e depressão têm uma variedade de causas, então você não deve presumir que a falta de lisina é o principal suspeito. Muitas outras deficiências nutricionais e problemas hormonais afetam o cérebro e desencadeiam a depressão, por isso converse com seu médico ou com um profissional de saúde mental para entender e diagnosticar adequadamente sua condição. Suplementar com lisina é seguro e não causa efeitos colaterais até cerca de 1.500 miligramas por dia. Se você tomar mais do que isso em um dia, você pode sofrer de náusea, diarréia e aumento dos níveis de colesterol no sangue. Mais pesquisas são necessárias antes que os suplementos de lisina possam ser recomendados para tratar problemas de humor relacionados ao estresse, como ansiedade ou depressão.