A Dexametasona Faz Os Gatos Beberem?

Autor: | Ultima Atualização:

"Essa dexametasona ... está me deixando com sede", diz George Catstanza.

O dexametasona esteróide trata todos os tipos de doenças em gatos. Aumento da ingestão de álcool e xixi são efeitos colaterais cuja gravidade depende de como e por que a medicação é administrada. Outros efeitos colaterais podem ocorrer com o uso de dexametasona, então fique de olho em Kitty, desde que ela tome.

Dexametasona

A dexametasona é um esteróide "catabólico". Essa palavra não tem nada a ver com felinos, mas significa que quebra os recursos do corpo, como a massa muscular, como combustível quando o corpo experimenta estresse. O estresse pode variar desde uma reação alérgica a insetos até doenças auto-imunes, quando o corpo reage excessivamente aos seus próprios tecidos. É semelhante ao hormônio natural, o cortisol, produzido pelas glândulas supra-renais. Para gatos, a dexametasona é prescrita como anti-inflamatório

Dosagem

Embora os comprimidos de dexametasona estejam disponíveis em vários tamanhos, a versão de 0,5 miligramas é geralmente prescrita para gatos. Também está disponível em forma injetável, usada pelo veterinário. É importante seguir cuidadosamente as instruções de dosagem do veterinário. Isso inclui não parar a droga sem o veterinário estar bem. De repente parar este medicamento pode levar a sintomas de abstinência

Doenças

Seu veterinário pode prescrever dexametasona oral ou usar a versão injetável se Kitty sofre de doenças de pele, problemas nas articulações, choque, trauma, problemas neurológicos, alguns tipos de câncer e reações alérgicas a outros medicamentos. Também é usado para reduzir o inchaço. Se o seu gato é diagnosticado com trombocitopenia, uma diminuição nas plaquetas do sangue, a dexametasona pode ser prescrita. Isso depende do que o teste revela como a causa da perda de plaquetas. Uma versão tópica, comercializada sob o nome Tresaderm, pode ser prescrita para infecções de pele e ouvido. Há também uma pomada oftálmica prescrita para certas infecções oculares.

Efeitos colaterais

Se a Kitty receber a medicação oral ou receber regularmente injeções de dexametasona, ele provavelmente sofrerá de aumento da sede, acompanhado de micção freqüente. A dexametasona faz com que o corpo retenha sal, então Kitty ficará com sede o tempo todo. É improvável que esses efeitos colaterais ocorram com Tresaderm ou pomada ocular. Outros efeitos colaterais da dexametasona oral ou injetável incluem perda de apetite, fraqueza, infecções do trato urinário e perda muscular. As glândulas supra-renais podem não produzir níveis suficientes de hormônio. A dexametasona pode interagir com outras drogas, por isso informe o seu veterinário sobre qualquer medicamento de prescrição que a Kitty receba, bem como medicamentos sem receita ou à base de ervas.

Advertências

Não administre dexametasona a gatos grávidas. Se Kitty é epilética ou diabética, ou tem problemas no fígado, ele não deve receber a droga. A administração de outros medicamentos anti-inflamatórios, juntamente com a dexametasona, pode causar sangramento ou úlceras no trato gastrointestinal de Kitty. Esta é uma medicação forte - é 10 vezes mais forte do que outra prednisona antiinflamatória comumente prescrita. Se o seu gato recebe a droga a longo prazo, ele pode tomá-lo apenas duas vezes por semana, em vez de diariamente, como acontece com outros antiinflamatórios. Seu veterinário irá monitorar sua condição regularmente.