
Os dividendos de ações permitem obter alguns ganhos sem ter que vender.
Os dividendos permitem que as empresas paguem parte de seus ganhos para recompensá-lo como acionista sem que você tenha que vender suas ações. Os pagamentos de dividendos dependem da participação acionária, mas não na data em que o dividendo é efetivamente pago. Saber quando os pagamentos de dividendos são determinados, bem como o período de manutenção para obter taxas de impostos especiais, ajuda você a gerenciar melhor seus investimentos.
Datas de dividendos
Apenas uma coisa importa ao determinar se você recebe o dividendo: se você possuía a ação na data ex-dividendo. Quando uma ação paga um dividendo, primeiro declara o dividendo, conhecido como a data da declaração. Como parte do anúncio, a data ex-dividendo, que é o último dia em que você pode comprar o estoque e ainda receber o dividendo, é definida. Finalmente, após a data ex-dividendo, vem a data de pagamento dos dividendos (quando o pagamento é realmente feito). Como a data ex-dividendo é tudo o que importa, você ainda receberá o dividendo se vender a ação após a data ex-dividendo, mas antes da data de pagamento dos dividendos.
Tratamento Tributário
Os dividendos contam como receita tributável, mas se você cumprir certas condições, seu dividendo será tributado com as menores taxas de ganhos de capital de longo prazo. Se você não cumprir as condições, terá que pagar as taxas de imposto de renda ordinárias mais altas sobre os dividendos. Um dividendo qualificado é aquele pago por uma corporação norte-americana ou empresa estrangeira qualificada; não é um dividendo especificamente não qualificado, como uma distribuição de ganhos de capital. Além disso, você deve atender aos requisitos do período de manutenção.
Período de retenção de dividendos
Para atender ao período de retenção de dividendos qualificados, você deve possuir o estoque por pelo menos 60 dias dentro do período do dia 120 de 60 dias antes da data ex-dividendo e 60 dias após a data ex-dividendo. Para ações preferenciais, o período de manutenção exigido é de 90 dias no período do dia 180 de 90 dias antes e 90 dias após a data ex-dividendo. Ao contar os dias, inclua a data em que você vendeu o estoque, mas não o dia em que você o comprou. Por exemplo, se você comprou a ação 45 dias antes da data ex-dividendo e a vendeu 30 dias depois, seu dividendo é qualificado.
Dividendos múltiplos por ano
As regras de dividendos se aplicam a cada dividendo pago durante o ano, e muitas empresas pagam dividendos trimestrais em vez de dividendos anuais. Portanto, você pode receber os dois primeiros dividendos trimestrais durante um determinado ano, mas não receber os dois dividendos finais. Além disso, o período de detenção para determinar se você tem um dividendo qualificado ou não qualificado é calculado separadamente, portanto, seu primeiro dividendo pode ser qualificado, enquanto seu segundo dividendo pode não ser qualificado.




