Dentista Vs. Médico

Autor: | Ultima Atualização:

A odontologia pode oferecer um emprego de nove às cinco com fins de semana livres

Se seus anseios de carreira são voltados para a área médica, você pode estar hesitante entre se tornar um dentista e se tornar um médico. Pode ser uma escolha difícil. Embora dentistas e médicos sejam chamados de “médicos”, pode haver diferenças significativas, bem como semelhanças em sua educação, prática diária, oportunidades de especialização e salários. Ambas as profissões, no entanto, oferecem muitas oportunidades

Educação

Se você vai para odontologia ou medicina, esteja preparado para se ajustar aos livros. As escolas de medicina são altamente competitivas. Planeje começar um bacharelado para começar. Embora nem todas as escolas de odontologia exijam um bacharelado, aumentará sua chance de admissão e é obrigatório para a faculdade de medicina. Espere passar mais quatro anos na escola de medicina ou odontologia, com um programa de residência depois. Os médicos passam cerca de três anos em residência e podem gastar até sete por especialidades; os dentistas geralmente passam pelo menos dois anos em residência e precisarão de tempo extra para uma especialidade. Dentistas e médicos também devem ser licenciados e podem ser certificados pelo conselho

Dentistas

Se você acha que ser dentista é apenas preencher cavidades, pense novamente. Os dentistas gerais também aplicam selantes para prevenir a cárie dentária, reparar dentes quebrados, fazer dentaduras ou aparelhos dentários, clarear os dentes e aplicar incrustações ou tampas. Dentistas também podem se especializar. Além do ortodontista responsável por endireitar os dentes brancos como adolescente, alguns dentistas praticam exclusivamente com crianças, enquanto outros realizam cirurgias, como canais radiculares. Cirurgiões bucomaxilofaciais são dentistas que confinam sua prática cirúrgica à boca, mandíbula, dentes, pescoço e cabeça. Eles podem reparar uma fenda palatina ou remover dentes do siso impactados.

Médicos

Os médicos geralmente trabalham em um dos quatro ramos principais: diagnóstico, medicina, cirurgia ou psiquiatria. Os médicos de diagnóstico incluem radiologistas e patologistas. Medicina inclui especialidades como medicina interna, prática familiar, pediatria, neurologia (cuidados do cérebro e sistema nervoso) e nefrologia (cuidados dos rins e do trato urinário). Cirurgiões podem ser generalistas ou podem especializar-se em áreas como ginecologia, cirurgia cardiovascular ou cirurgia plástica. Psiquiatras lidam com problemas de saúde mental. Em algumas especialidades, existe uma opção cirúrgica e médica. Os oncologistas, por exemplo, podem ser especialistas em cirurgia, radioterapeutas ou hematologistas-oncologistas que controlam a quimioterapia.

Configurações de trabalho e horas

A maioria dos dentistas trabalha em consultório, embora alguns, como cirurgiões bucomaxilofaciais, possam dividir tempo entre um escritório e o hospital. Os médicos podem trabalhar exclusivamente em hospitais - pense em anestesiologistas - ou exclusivamente em um consultório particular, o que é comum para muitos psiquiatras. Muitos médicos dividem seu tempo entre o consultório e um hospital ou algum tipo de centro de atendimento ambulatorial, como uma unidade de cirurgia ambulatorial. Tanto médicos como dentistas podem praticar de forma independente como praticantes a solo, participar de uma prática em grupo ou trabalhar para um hospital, companhia de seguros ou organização de atendimento gerenciado. Os dentistas têm maior probabilidade de trabalhar em horários regulares de segunda a sexta-feira, enquanto os médicos podem trabalhar longas horas, feriados, turnos noturnos e fins de semana, além de estarem disponíveis para emergências.

Salários

Um benefício de escolher odontologia ou medicina é que você terá algum rendimento disponível. Dentistas gerais ganhou um salário médio anual de $ 161.750 em 2011, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS). Especialistas, como ortodontistas, ganharam US $ 204.670, enquanto os cirurgiões buco-maxilo-faciais levaram para casa uma média de US $ 217.380. Pediatras e médicos de família estavam na parte baixa da escala médica com salários de US $ 168.650 e US $ 177.330, respectivamente. Os psiquiatras ganharam US $ 174.170 e os cirurgiões ganharam US $ 231.550 em 2011. Anestesiologistas superaram todos os outros na área médica, de acordo com o BLS, com um salário médio anual de US $ 234.950 em 2011.