A meditação não é apenas para sentar - a meditação da atenção plena pode realmente melhorar a execução de seu exercício.
A música de ginástica, os fones de ouvido e as TVs acima da esteira servem ao mesmo propósito - tirar sua mente de seu corpo enquanto você caminha com outro exercício. Enquanto a distração pode ser a norma, outra opção é aumentar o foco em seu corpo e envolver-se plenamente no momento em questão através da meditação da atenção plena. Colocar a sua mente no momento - longe do drama do dia-a-dia - reduz o stress e ajuda-o a tirar o máximo proveito do seu treino.
Diminua seu ambiente. Silencie sua música, desligue a TV e silencie seu celular. Isso ajuda a aprimorar seu foco, especialmente se você for iniciante em meditação.
Faça uma varredura mental do seu corpo antes do exercício. Localize quaisquer áreas tensas e libere essa tensão. Visualize seus músculos relaxando e eles seguirão o exemplo. Use esse tempo para começar a eliminar pensamentos confusos e entrar em um padrão regular de respiração profunda.
Respire fundo. Inspire profundamente e sinta os pulmões se expandirem. Expire lentamente o esforço do seu exercício. Mantenha um ritmo de respiração consistente. Pense na sua respiração como sua âncora, proporcionando-lhe um ritmo constante e confiável e exercite-se como de costume.
Concentre sua atenção inteiramente no seu corpo. Se você está caminhando para o exercício, sinta o que está acontecendo em suas canelas e joelhos. Se você está levantando pesos, cuide do seu controle de barra e postura. Para yoga ou tai chi, sinta cada músculo ao entrar e mantenha uma nova pose. Você não precisa analisar o seu corpo - basta respirar e estar plenamente consciente dos movimentos do seu corpo.
Permita que pensamentos externos entrem na sua mente, mas deixe-os passar pelo seu cérebro sem focar neles. Não julgue ou analise seus pensamentos - imagine-os como nuvens passando pelo céu e coloque sua consciência de volta no momento, que é, neste caso, seu exercício e seu corpo.
dicas
- Os exercícios mente-corpo, como ioga e tai chi, estimulam especificamente a meditação da atenção plena, mas você pode usá-la durante qualquer tipo de exercício.
- Fique com sua meditação. Se você se achar facilmente distraído no começo, não se preocupe - é difícil se concentrar em um mundo de distrações constantes, mas você vai ficar melhor meditando a cada vez. À medida que você pratica meditação, seu cérebro fica realmente melhor meditando - um estudo da 2011 do Massachusetts General Hospital descobriu que aqueles que realizavam regularmente a meditação da consciência plena experimentaram mudanças positivas na memória, na autoconsciência e na empatia por apenas oito semanas.
Aviso
- Lembre-se, a meditação da atenção plena não é uma forma de se afastar - mantenha a cabeça no momento para evitar lesões no exercício.