Definição De Excesso De Diversificação

Autor: | Ultima Atualização:

Colocar poucos dólares em muitos ativos pode impedir o crescimento da carteira.

Geralmente, diversificar sua carteira de investimentos é uma coisa boa. Ao possuir uma série de produtos diferentes de um número de categorias diferentes, você está se protegendo contra uma enorme perda se um determinado tipo de ativo falhar repentinamente. A expressão "muito de uma coisa boa" pode ser aplicada a carteiras diversificadas, porque a diversificação excessiva pode causar problemas tão facilmente quanto a falta de diversificação.

Diversificação

As propriedades de investimento de uma pessoa precisam de uma certa quantia de diversificação. Isso pode significar investir em diferentes veículos, como ações, títulos e dinheiro. Também pode significar investir em diferentes categorias, como fundos mútuos orientados para o crescimento, fundos equilibrados e fundos orientados para o valor. A alocação adequada de ativos leva em consideração o tempo até a aposentadoria, tolerância ao risco e metas financeiras. Um portfólio diversificado pode incluir investimentos "seguros", como títulos do Tesouro e fundos do mercado monetário, para compensar o risco de uma quebra no mercado de ações.

Diversificação excessiva

Assim como a falta de diversificação pode ser um problema, o mesmo acontece com muita diversificação. Um portfólio super diversificado é investido em tantos veículos diferentes ou em tantas classes de ativos diferentes que, embora não exista mais o risco de grandes perdas, o proprietário ou gerente da carteira está limitando a possibilidade de grandes ganhos. Quando há muitos investimentos, os resultados individuais são limitados se um deles aumenta rapidamente, porque o ativo representa apenas uma pequena fração da carteira.

O problema

A diversificação adequada da carteira limita o risco de perda sem sacrificar ganhos potenciais, mas a diversificação excessiva realmente sacrifica o último em uma busca desnecessária pelo primeiro. Espalhar dinheiro muito pouco não vale a pena - a perda de ganhos potenciais mais do que compensa a redução adicional do risco. Um dos pontos de gerenciar ativamente seus investimentos é que você quer superar o desempenho dos gerenciados passivamente, como um fundo de índice ou fundo do ano de aposentadoria.

O Ideal

Embora a alocação de ativos perfeita de cada investidor seja diferente, o elemento importante na diversificação é maximizar os ganhos e minimizar as perdas. Uma boa alocação de ativos para um investidor em ações individuais pode ser de 12 a 20 empresas, com algo em torno de quatro ou cinco sendo pouco para prudência e mais de 20 passando o ponto de inflexão para retornos decrescentes. Os fundos mútuos também podem ser vítimas de diversificação excessiva. Um artigo de outubro de 2011 no "Fiduciary News" citou uma pesquisa que descobriu que fundos investidos em 30 a 50 ações diferentes superaram aqueles com mais de 700 investimentos.