Dívida Vs. Sem Dívida

Autor: | Ultima Atualização:

A compra de uma casa é uma ocasião em que a dívida pode ser necessária.

Uma das decisões financeiras mais importantes que você provavelmente enfrentará é entrar em dívida. Em alguns casos, a dívida pode ser difícil de evitar, enquanto em outros, a dívida pode ser usada para obter itens que você quer, em vez de precisar. Seus objetivos financeiros de curto e longo prazo, bem como seu próprio nível de conforto com a dívida, desempenham um papel fundamental na determinação de se o pagamento da dívida é adequado para você.

Principais compras

Levar dívidas é muitas vezes uma necessidade quando se fazem grandes compras importantes. Muitas pessoas não têm o dinheiro na mão para comprar uma casa ou um veículo confiável, e entrar em dívida, tomando um empréstimo é a única maneira de tornar esses itens acessíveis. No caso de uma casa, a dívida pode ajudar a financiar um investimento, permitindo que os mutuários recuperem parte ou a totalidade do valor do empréstimo se o valor da propriedade aumentar ao longo do tempo. Por esta razão, a dívida hipotecária é por vezes referida como "boa" dívida.

Esgotando as reservas de caixa

Optar por pagar em dinheiro por um item necessário, em vez de entrar em dívida, pode não ser uma boa jogada financeira se esgotar suas reservas de caixa. Ao fazer isso, você pode não ter acesso ao dinheiro necessário para cobrir emergências financeiras, como uma perda de emprego ou contas médicas inesperadas não cobertas pelo seguro. De acordo com o site da Kiplinger, uma boa regra a ser seguida é reservar ou economizar uma quantia equivalente a três a seis meses de despesas para cobrir emergências.

Flexibilidade Financeira

Uma vantagem de não pagar dívidas é que você pode desfrutar de maior flexibilidade financeira. Em vez de ter que fazer pagamentos regulares da dívida, você pode usar os fundos disponíveis para iniciar um programa de investimentos, economizar dinheiro para a aposentadoria ou poupar para a educação universitária de seus filhos. Ao não usar instrumentos de dívida com juros altos, como cartões de crédito e empréstimos do dia de pagamento, você também pode evitar ter que pagar grandes quantias de juros, ajudando a reduzir o tempo necessário para alcançar a liberdade financeira.

Peace of Mind

A falta de dívida também pode resultar em maior tranquilidade. Você não terá que se preocupar em perder um carro ou casa devido a ficar para trás em pagamentos ou enfrentar uma ação legal dos credores se a dívida do seu cartão de crédito ficar fora de controle. Você também pode experimentar a sensação de liberdade de saber que não está em dívida com uma instituição financeira. Finalmente, você pode evitar alguns dos problemas de saúde que o estresse relacionado à dívida pode ajudar a causar, como úlceras, pressão alta e transtornos do humor.