Descrição Da Posição Do Analista De Dados

Autor: | Ultima Atualização:

A tecnologia moderna permite que os analistas de dados trabalhem em praticamente qualquer lugar.

Os analistas de dados são contratados para coletar, interpretar e avaliar várias formas de informação para ajudar as empresas a tomar melhores decisões a curto e longo prazo. Os tipos de negócios que exigem análise de dados variam de um vasto leque, desde laboratórios de ciências e instalações de saúde a empresas de investimento e grandes varejistas. À medida que os dados e a tecnologia aumentam, as mulheres em geral verão que o mercado de trabalho em rápida expansão oferece amplas oportunidades de crescimento na carreira, enquanto as jovens mães, em particular, podem se beneficiar das melhores perspectivas de trabalho em casa oferecidas no campo.

Deveres do trabalho

Você compila e revisa os dados para tirar conclusões com base nos objetivos da empresa. Dados de vendas, manifestos de envio, despesas operacionais e estatísticas de pesquisa de mercado são exemplos comuns de fontes de dados. Você trabalha com aplicativos de computador especializados que permitem importar, limpar, validar, transformar e modelar os dados. Você procura tendências e padrões nos dados que ajudam a formular uma avaliação. Eventualmente, você traduz suas descobertas em relatórios, tabelas e gráficos facilmente digeríveis que analistas não podem entender. Então você apresenta essas descobertas aos seus superiores. Seus objetivos podem incluir encontrar maneiras de reduzir custos de transporte, identificar mercados mal atendidos ou determinar preços aceitáveis ​​para o departamento de vendas.

Habilidades Necessárias

Fortes habilidades matemáticas e analíticas são essenciais para processar grandes quantidades de dados e identificar padrões numéricos. A lógica e o pensamento crítico também entram em ação quando consideramos novas formas de visualizar dados ou determinar quais fatores são relevantes. Você deve ser um comunicador talentoso, tanto verbalmente quanto por escrito, já que a posição exige que você explique idéias complexas de maneiras fáceis de entender. Além disso, você deve estar confortável sentado em frente a um computador por longos períodos de tempo. A experiência com software de análise estatística, como o Microsoft Excel, SAS e SPSS, é uma grande vantagem, assim como o conhecimento de linguagem de consulta estruturada, ou SQL, comandos.

Treino e educação

A maioria dos cargos de analista de dados de nível de entrada exige que você tenha um diploma de bacharel de uma instituição credenciada em matemática, estatística, ciência da computação ou um campo de ciências duras relacionadas. A gerência e outras posições avançadas geralmente exigem um grau de mestrado, embora uma experiência de trabalho significativa possa ser suficiente. Além disso, você pode precisar obter certificação dependendo do campo escolhido. Por exemplo, uma designação Certified Health Data Analyst da American Health Information Management Association é recomendada para o trabalho em ciências da saúde, enquanto o Instituto Internacional de Pesquisa de Mercado e Analytics concede um curso Certified Data Analyst útil para aqueles que trabalham em pesquisa de mercado.

Perspectiva Econômica e Ambiente de Trabalho

O Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA relata que na 2010, aproximadamente 282,700 trabalhadores foram empregados como analistas de dados e pesquisa de mercado. Perspectivas futuras para analistas parecem extremamente brilhantes, com a criação esperada de 116,600 trabalhos adicionais entre 2010 e 2020. Isso representa um aumento percentual de 41 no emprego, quase três vezes mais rápido do que a taxa de crescimento projetada para todas as ocupações nos EUA. Um fator importante que estimula o crescimento é que os analistas são empregados em quase todas as principais indústrias americanas. Enquanto alguns analistas ocasionalmente lidam com o público em busca de coleta de dados, a maior parte do trabalho é feita sozinha em um terminal de computador, onde às vezes são necessárias longas horas para cumprir os prazos.