Habilidades De Comunicação Eficaz Para Assistentes Sociais

Autor: | Ultima Atualização:

Ser um bom ouvinte é uma habilidade importante para assistentes sociais

Se você trabalha como assistente social clínico, diagnosticando distúrbios, desenvolvendo planos de tratamento e realizando terapia; ou se você optar pelo trabalho como assistente social de serviço direto defendendo e aconselhando os pacientes, você precisa de fortes habilidades de comunicação para fazer qualquer coisa. Ouvir, escrever e falar são habilidades vitais que você vai tocar todos os dias

Ajudá-lo a ouvir seus clientes

Você não pode ajudar alguém se você não sabe o que está errado. Muitas vezes os clientes não vão, ou não podem, contar a história toda. Você realizará uma entrevista com cada novo cliente durante o qual terá que fazer as perguntas certas e ouvir a resposta para avaliar o nível de crise e descobrir os problemas relevantes que seu cliente está vivenciando. A escuta ativa significa que você dá feedback ao cliente para ter certeza de que entendeu a resposta, enquanto assiste a sinais de linguagem corporal para ter uma visão completa da situação. Ser capaz de ouvir atentamente é uma das habilidades de comunicação mais importantes que você precisa no trabalho social.

Ajudá-lo a expressar seus pensamentos

Você será confrontado com uma série de tarefas que exigirão que você realmente aproveite seu discurso. Habilidades. Você precisa desenvolver a habilidade de persuasão para conseguir que os clientes se abram e sigam os planos de tratamento. Muitas vezes, você pode precisar incorporar suas habilidades de confronto e falar severamente com uma família ou cliente, mantendo a calma. Você pode precisar apresentar casos individuais para uma equipe de tratamento ou para avaliações profissionais. Você precisa usar palavras de apoio e encorajamento de uma forma que não seja humilhante para os clientes. Além disso, habilidades de fala eficazes serão úteis quando for a hora de você revelar um pouco sobre si mesmo para fomentar a confiança e mostrar empatia.

Ajuda para escrever relatórios coesos

Ao trabalhar com clientes em qualquer ambiente, você precisa Tome notas cuidadosas. Você precisa das notas para registrar reclamações de seguro e manter arquivos em seus clientes. Seu chefe pode exigir relatórios semanais sobre o seu trabalho ou você pode ter que se reportar a um conselho de administração com dados e números claros e concisos para obter apoio e recursos contínuos. Finalmente, você quase sempre escreverá algum tipo de plano de tratamento de uma maneira que você, sua agência e os clientes possam entender claramente.

Ajudá-lo a construir Consenso

Os assistentes sociais normalmente não trabalham no vácuo. Mais frequentemente do que não, você fará parte de uma equipe de especialistas que pode variar de profissionais médicos e advogados a especialistas em agências governamentais e membros da família. É preciso um tipo especial de conhecimento político para manter todos felizes e cooperativos. Com frequência, você precisará usar sua bolsa de comunicação para obter todos os seus planos e defender os melhores interesses de seus clientes. Seu papel é vital como a pessoa que pode se comunicar claramente com todos os lados e levá-los a chegar ao consenso.