Comer Limpo - Por Que Você Deveria Estar Fazendo Isso

Autor: | Ultima Atualização:

Chute comece sua saúde com comer limpo; aqui está como.

A alimentação saudável deve ser fácil, certo? Mas com aparentemente simples ou chamados "alimentos saudáveis" contendo ingredientes que não podemos sequer pronunciar, todo o processo não é tão simples como costumava ser. É aí que entra a alimentação limpa. Não é uma dieta ou um modismo - é um modo de vida e um que todos devemos considerar dar uma chance Para obter informações sobre como comer limpo e como incorporá-lo em sua vida, conversamos com Jessa Wright, uma nutricionista certificada e professora de ioga registrada em Toronto Aqui está o que ela nos disse:

O que é e por que você deveria estar fazendo isso: O que colocamos em nossos corpos afeta diretamente a sensação física e mental. Alimentos processados ​​- especialmente aqueles com longas listas de ingredientes, muitos dos quais não identificáveis ​​- não são exatamente estrelas nutricionais, mas conseguem infiltrar-se em muitas de nossas dietas. Comer limpo elimina esse problema, mas você precisa saber o que procurar. “Comer limpo é comer alimentos integrais e nutritivos que ajudam seu corpo a combater doenças e não o alimentam. É voltar ao básico, onde a comida não vem pré-embalada e tem ingredientes que você não pode pronunciar ", diz Wright." Se você quer mais energia, pele mais clara, dentes mais brancos, melhor digestão e eliminação mais suave, comer limpo é algo que você deve ser feito! É uma ótima maneira de rapidamente redefinir o corpo e começar a se sentir incrível. "

Como comer limpo pode melhorar a saúde: “Comer limpo reduz sua carga tóxica. Há produtos químicos ao nosso redor - em nossos produtos de limpeza, cosméticos, xampus, creme dental e nossa comida. Com o tempo, as toxinas podem se acumular no corpo e contribuir para doenças, dores e estresse ", diz Wright." Ao eliminar todo esse lixo desagradável, você está tirando uma grande carga do corpo. Você pode eliminar muitas de suas doenças simplesmente Ao consumir produtos de limpeza, uma vez que você tenha controle sobre sua comida, eu sugiro que você mude para produtos de limpeza naturais e cosméticos também. "

Não, não é uma dieta. Comer limpo não é uma dieta, é um estilo de vida. Você está dando um passo para trás e reavaliando seu relacionamento com a comida, pensando sobre o que você está realmente comendo e como isso faz você se sentir. “Adoro usar o termo 'comer limpo' porque não é uma dieta. As dietas tendem a restringir as pessoas e levam você a trabalhar contra seu corpo em vez de com ele ", diz Wright." Comer limpo refere-se a comer alimentos integrais e nutritivos, livres de aditivos, conservantes, produtos químicos, toxinas, pesticidas e hormônios. frutas, legumes, ovos caipiras, carnes livres de hormônios, nozes e sementes. "

E porque não é uma dieta, isso significa que não há queda do vagão ou peso constantemente flutuante, o que pode, em última análise, ter um efeito negativo sobre sua saúde e auto-estima. "Algumas pessoas são melhores em manter um regime rigoroso e, para outras, vêm e vão em ondas", diz Wright. "O importante é entender que cada momento é um novo começo, então não seja tão duro consigo mesmo você é vítima de um hambúrguer e fritas de vez em quando. "

Como a alimentação limpa pode funcionar para pessoas com preferências ou necessidades alimentares específicas: “Comer limpo pode funcionar para qualquer um. Não existem restrições que eliminem as pessoas que têm alergias ou sejam veganas ou vegetarianas, por exemplo, "diz Wright." É simplesmente adotar uma abordagem mais holística à comida, eliminando as toxinas, o que resulta em melhor saúde. "

Como navegar comendo limpo como um casal com diferentes necessidades alimentares: Mesmo que suas necessidades alimentares estejam em extremos totalmente diferentes do espectro, comer limpo é algo que você pode enfrentar juntos. “Decidir embarcar em um regime alimentar limpo como um casal é uma ótima idéia. Juntos, vocês podem se motivar e se revezar na preparação de novas receitas ", diz Wright." Se você e seu parceiro tiverem preferências alimentares diferentes, você não precisa fazer refeições separadas. Meu parceiro gosta de comer mais carne do que eu e As primeiras pessoas me disseram que deveríamos comer separadamente, mas eu não gostei da ideia! A solução é encontrar refeições que complementem nossos gostos. Pode ser tão simples quanto adicionar carne ao lado de um prato vegetariano para ele. É sobre a criação de um ambiente de apoio para que você ainda possa desfrutar de refeições juntos ".

Como começar: Se você é do tipo que pode ser um peru frio, não há problema, vá em frente, mas por outro lado, Wright sugere que as coisas sejam lentas. Estocando alimentos integrais como vegetais, frutas, carnes orgânicas, sementes e nozes é um ótimo começo e o ajudará a ter o hábito de ter alimentos saudáveis ​​- e realmente comê-los. “Se você vai começar a cortar as coisas uma por uma, decida o que você quer excluir primeiro e trabalhe nela. Jogue com novas receitas, mas seja simples. Nem toda refeição precisa ser uma grande demonstração ", diz Wright." Se você precisar de ajuda com esses desejos de açúcar, experimente chocolate amargo, 72%. E se você perder seus doces, há toneladas de receitas limpas que usam açúcar natural ou glutão. farinhas grátis. Você não precisa se privar! "

Todo o processo pode parecer assustador no começo, mas não demorará muito para o seu corpo chegar a bordo. “Quando você começar a comer limpo, seu corpo não vai querer mais lixo. Todos esses produtos pré-embalados e açucarados terão perdido o apelo, porque você vai se sentir incrível sem eles ", diz Wright. Precisa de inspiração?" Regras de Comida: Manual do Comedor. "Isso dá um ótimo esboço para o que considerar a comida de verdade em um mundo de produtos químicos disfarçados de comida", diz Wright.

A alimentação limpa requer mais tempo, esforço ou planejamento? Um período de adaptação faz parte de qualquer grande mudança de estilo de vida e comer limpo não é diferente. Se você está acostumado a incorporar um monte de alimentos pré-fabricados ou pré-embalados em suas refeições, pode levar algum tempo para aprender a cozinhar sem eles. “No começo, pode ser um esforço para começar a comer limpo porque você precisa fazer escolhas conscientes. Você não pode simplesmente pegar o que está bem na sua frente ", diz Wright." Você tem que olhar para as opções, contemplar se vai nutrir seu corpo. "

O planejamento e a preparação de refeições é uma ferramenta indispensável que pode ajudá-lo durante a transição. “Eu não preparo as refeições com dias de antecedência, mas garanto que há tempo no meu dia para preparar um café da manhã saudável, fazer meu almoço e criar um jantar saudável. Se eu sei que não haverá tempo, é quando eu me preparo antecipadamente ", diz Wright.

Comer fora não está fora da mesa. Quando você não está preparando comida, nem sempre é fácil descobrir o que exatamente está chegando ao seu prato. Mas isso não significa que você deva evitar comer fora. Wright recomenda escolher um restaurante antes do tempo e verificar as opções, para evitar surpresas. "Nem sempre vai ser tão saudável quanto você quer, mas considere um alarde quando você decide sair", diz Wright. E não tenha medo de fazer perguntas - se você quer saber como um prato é feito ou se é possível ter algo substituído ou cozido de uma certa maneira.

A sazonalidade é fundamental. Comer sazonalmente não só ajuda a reduzir seu impacto ambiental, mas também significa comer alimentos no auge de sua frescura (leia-se: sabor incrível). Também ajuda a manter a sua dieta variada, o que é importante para fornecer ao seu corpo os nutrientes de que necessita durante todo o ano. Mas manter uma mente aberta é muito importante para que isso funcione. Você provavelmente precisará experimentar alguns alimentos que você nunca viu ou provou antes, mas considere uma aventura culinária em vez de um obstáculo e divirta-se explorando seu novo arsenal de ingredientes!

A regra de ouro da alimentação limpa: “É importante que as pessoas ouçam seus corpos em primeiro lugar. O corpo de cada pessoa é diferente, e é por isso que uma dieta de tamanho único nunca funciona ", diz Wright." Você conhece melhor o seu corpo. Ouça, respeite e trabalhe. com isso não contra isto."

Jessa Wright é uma nutricionista certificada, professora de ioga registrada e orientadora de visão e objetivos. Para mais informações sobre o seu trabalho ou como incorporar a alimentação limpa em sua vida, confira aqui.