Gatos Com Cristais De Oxalato De Cálcio E Tratamento

Autor: | Ultima Atualização:

"Eu nunca mais pensarei em cristal como uma coisa bonita."

Cristais de oxalato de cálcio no trato urinário e bexiga de Kitty geralmente resultam de um alto nível de ácido em sua urina. Eventualmente, esses cristais se juntam e se tornam pedras na bexiga. Essas pedras não são apenas dolorosas, mas podem bloquear a uretra de Kitty, uma condição potencialmente fatal. A prevenção é a melhor estratégia

Cristais de oxalato de cálcio

Uma geração atrás, os cristais de estruvita e pedras eram comumente encontrados em gatos com doença do trato urinário, com cálculos de oxalato de cálcio e cristais relativamente raros. Como os cristais de estruvita, ou fosfato de amônio e magnésio, se formaram por causa de muita alcalinidade na dieta dos felinos, os fabricantes comerciais de alimentos para animais de estimação começaram a acidificar seus produtos. Hoje, o cristal de estruvita é muito menos comum em felinos, mas a urina mais ácida significa a formação de cristais e pedras de oxalato de cálcio. Diferentemente da variedade de estruvita, esses cristais e pedras não podem ser dissolvidos através de mudanças na dieta.

Sintomas

Os sintomas iniciais de gatos com pedras na bexiga ou obstrução são similares a outros tipos de doença do trato urinário inferior felino. Kitty constantemente entra e sai da caixa de areia, esforçando-se para fazer xixi. Ele pode lamber sua área genital para alívio da dor. Tentando sem sucesso fazer xixi pode doer tanto que ele começa a uivar. Se ele não está completamente bloqueado, você pode ver sangue na caixa de areia, ou Kitty começa a fazer xixi por toda a casa.

Diagnóstico

Seu veterinário precisa saber que tipo de pedra está causando problemas com a Kitty. Isso não é algo que pode ser determinado por um raio X ou ultra-som. Os cristais de oxalato de cálcio não aparecem na urina com tanta freqüência quanto os cristais de estruvita, mas a urinálise detecta altos níveis de ácido. Aproximadamente um terço dos gatos com cristais de oxalato de cálcio também têm níveis elevados de cálcio no sangue.

Tratamento

Se a Kitty tiver cristais, não pedras, o veterinário pode prescrever uma dieta para reduzir a quantidade de ácido na urina, evitar a formação de pedra. Se Kitty já sofre de cálculos de oxalato de cálcio, a remoção cirúrgica é o tratamento primário, especialmente no gato macho. Por possuírem uretras mais largas, as gatas podem passar pequenas pedras ou cristais, mas essa é a exceção. As gatas podem ter pedras removidas por meio de cistoscopia, na qual um instrumento comprido entra na uretra para recuperar a pequena pedra. Se uma pedra maior estiver envolvida, seu veterinário pode dividi-la em pedaços menores usando um laser e, em seguida, realizando a cistoscopia. Em alguns casos, seu veterinário pode ser capaz de enxaguar pedras pequenas na parte inferior do trato urinário

Prevenção

A dieta correta pode ajudar muito na prevenção de cristais e pedras de oxalato de cálcio. Pergunte ao seu veterinário para recomendações. Geralmente, alimente a Kitty comida enlatada em vez de seca. Procure por uma comida rica em fibras e baixa proteína. Certifique-se de que ele tenha sempre água fresca e limpa disponível e adicione uma fonte de animal de estimação para seduzi-lo a beber mais vezes.