Assumindo que um empréstimo existente, em oposição a obter um novo, pode ser inteligente se os termos atuais forem menos favoráveis do que no momento do empréstimo original. Quando você assume uma hipoteca, você assume os pagamentos existentes em um empréstimo ao invés de recomeçar com um novo. No entanto, se as taxas atuais forem melhores, é provável que você queira fazer um novo empréstimo, porque um credor não permitirá que você modifique o empréstimo antes que ele seja assumido.
Modificação
A maioria das modificações é devida a taxas caindo após a originação do empréstimo. Muitos credores oferecem modificações por uma pequena taxa fixa. O mutuário recebe uma taxa mais baixa e o credor não corre o risco de perder o empréstimo para refinanciar. As modificações estão geralmente disponíveis a qualquer momento. No entanto, se a sua hipoteca contiver uma disposição de suposição, o credor não concordará em modificá-la quando o processo de assumir a hipoteca começar.
Documentação
Para uma hipoteca ser assumable, os documentos originais devem observar que isso pode ser feito. Normalmente, hipotecas assumable são feitas por atacado, ao contrário de caso-a-caso. Seus documentos de empréstimo originais permitem que a hipoteca seja assumida ou não. Se você modificar o empréstimo, é altamente improvável que a modificação adicione ou remova uma disposição de suposição, pois a capacidade de assumir uma hipoteca não é relevante ao modificar um empréstimo.
Qualificação
A razão pela qual um indivíduo tentaria modificar uma hipoteca antes de assumir que é para obter a taxa mais baixa para facilitar a qualificação. Quando uma hipoteca é assumida, o novo mutuário deve qualificar-se de acordo com as diretrizes da relação dívida-renda do credor. O novo mutuário não pode obter uma modificação pela simples razão de que ele ainda não tem a hipoteca. Enquanto isso, o antigo proprietário não pode obter uma modificação porque o credor sabe que ele estará desistindo da hipoteca. Se o novo mutuário não puder se qualificar sob os termos existentes do empréstimo, sua única opção será buscar um refinanciamento com outro credor que o qualifique.
Suposição
O novo mutuário não pode tomar qualquer ação além de assumir a hipoteca até que a suposição seja final e a hipoteca esteja no nome do novo mutuário. Uma vez que o credor aprova a transação, o mutuário novo e existente executará a documentação transferindo a hipoteca. Quando a hipoteca estiver no nome do novo mutuário, ele poderá avançar e solicitar uma modificação nesse momento.