Os Cães Infectados Com A Cinomose Podem Passar Aos Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Um cão com cinomose não pode passar para um companheiro de casa felino.

Se o seu gato foi exposto a um cão com cinomose, Não há razão para entrar em pânico. Embora os nomes pareçam criados para confundi-lo, a cinomose canina e felina não é causada pelo mesmo vírus, então seu gatinho está seguro, mesmo se ele estiver aconchegado a um filhote doente.

Cinomose canina

A cinomose canina pode afetar sistema respiratório de um cão, trato digestivo e sistema nervoso. Os primeiros sinais de cinomose em um cão incluem corrimento nasal, espirros e tosse. Com o tratamento agressivo, alguns dos sintomas podem ser reduzidos, mas não há cura para a cinomose canina. Mesmo os cães que sobrevivem a um surto canino podem ter danos permanentes nos nervos ou no cérebro. A cinomose em cães é causada por paramixovírus.

Cinomose Felina

A cinomose felina é causada pelo vírus da panleucopenia felina e também é conhecida como FPV. A cinomose felina geralmente não causa sintomas respiratórios. Em vez disso, este vírus ataca células que se dividem rapidamente, como as células do sangue e as células que revestem os intestinos, causando anemia grave, diarreia, vômitos e desidratação. O FPV é frequentemente fatal. O tratamento envolve manter o gato hidratado e aliviar o seu desconforto até que a doença termine.

Prevenção

A cinomose canina e felina pode ser prevenida através da vacinação. No entanto, a vacina para a cinomose não impedirá a cinomose felina, nem vice-versa. Enquanto gatos e cachorros não podem passar fome uns aos outros, muitos animais selvagens podem ter uma ou ambas as doenças. Guaxinins, martas, gambás e lontras podem ter tanto a cinomose canina quanto o FPV. Se o seu animal foi exposto a algum desses animais e está mostrando sinais de doença, ele pode estar infectado. É melhor manter seu animal longe de animais selvagens, não importa o que aconteça, mas é especialmente importante para filhotes e filhotes que ainda não foram vacinados.

Considerações

Se seu gato está mostrando sinais de doença após a exposição a qualquer animal animais doentes, incluindo um cão com cinomose, levá-lo ao veterinário imediatamente. O outro animal pode ter tido infecções virais múltiplas, infecções bacterianas secundárias ou uma infecção por parasitas, além da cinomose. Algumas doenças passam de um lado para outro entre cães e gatos, então não presuma que seu gato está bem só porque a doença não é transmissível entre as duas espécies.