Os Gatos Podem Morrer De Pulgas?

Autor: | Ultima Atualização:

As pulgas podem ser especialmente perigosas para filhotes jovens.

As pulgas são um incômodo enorme que pode causar coceira e arranhões tanto para animais quanto para pessoas; mas pulgas fora de controle podem ser muito mais do que apenas um aborrecimento, especialmente para gatos. Se não for controlada, uma infestação por pulgas tem o potencial de ser fatal para seu gatinho.

Anemia

Uma infestação severa de pulgas, especialmente em gatinhos, pode causar perda significativa de sangue que resulta em anemia, que pode ser fatal tratado a tempo. Gatos e gatinhos com anemia por picada de pulgas requerem suplementação de ferro e transfusões de sangue, e mesmo com intervenção e tratamento, alguns gatos não sobrevivem. Além dos sintomas típicos de infestação por pulgas, como coçar excessivo e perda de cabelo, os sinais a serem observados incluem fraqueza e gengivas pálidas.

Pulgas

As pulgas são notórias por terem transmitido a peste bubônica que destruiu uma parte substancial da população da Europa. a idade média. Embora gostemos de pensar que a peste é uma história antiga, a verdade é que as pulgas, particularmente no sudoeste dos Estados Unidos, ainda carregam a bactéria que a causa. Os gatos são tão suscetíveis a esta doença quanto os humanos e, se não forem tratados, podem ser fatais. Sinais para procurar incluem fraqueza, febre, dificuldade respiratória e abscessos. Se você notar esses sintomas em seu gato, faça com que ele seja visto por um veterinário imediatamente.

Parasitas

As pulgas geralmente transmitem tênias, que normalmente não são fatais para os gatos. No entanto, outro parasita, às vezes transmitido por pulgas é hemobartonella, um parasita do sangue que se liga aos glóbulos vermelhos e causa anemia severa. Tal como acontece com anemia mordida de pulgas, um gato com esta condição exigirá uma transfusão de sangue, juntamente com antibióticos para matar o parasita. Cerca de um terço dos gatos que contraem hemobartonella não o fazem.

Tratamento e Prevenção

O melhor curso de ação para eliminar as pulgas de seu gato e evitar uma infestação recorrente é conversar com seu veterinário sobre um programa de controle de pulgas. personalizado para o seu gato. Medicamentos de controle de pulgas prescritos geralmente são muito eficazes, embora as pulgas tenham uma tendência a criar uma tolerância a eles, então tente mudar para uma nova marca ou fórmula se você perceber que a medicação não está funcionando. Procure medicamentos que matem ovos e larvas, assim como pulgas adultas. Nunca use tratamentos de pulgas que são formulados para cães em gatos. Tratar todos os animais de estimação peludos para as pulgas, lavar a roupa de cama e tapetes a vácuo com freqüência.