Comportamento Do Cão-Mãe

Autor: | Ultima Atualização:

Os cães da mãe são muito protetores de seus filhotes

A gravidez e a criação de cachorros podem transformar o cão mais temperado e amoroso em um animal de estimação imprevisível ou até mesmo irritante. Felizmente, o comportamento da mãe costuma retornar ao normal depois que seus filhotes se tornam independentes. Enquanto isso, você pode suavizar o caminho para você e seu animal de estimação antecipando seus comportamentos.

Nascimento

Antes de os filhotes nascerem, é provável que uma mãe se torne mais ansiosa e inquieta do que o normal. No final da gravidez, a mãe pode estar em desconforto físico - imediatamente antes do nascimento, ela experimentará dores de parto e contrações. Seu cão pode ser mais arriscado com você do que o habitual durante esse período. Certifique-se de que ela tenha uma área tranquila e uma caixa grande, limpa e confortável para dar à luz os filhotes. A área de parto deve estar longe de outros cães e crianças pequenas que podem causar estresse para o cão mãe durante o nascimento.

Cuidando de filhotes recém-nascidos

Nas primeiras três semanas após o nascimento dos filhotes, a mãe não pagará atenção para sua ninhada. Ela provavelmente prestará menos atenção a você do que o normal, e pode rosnar - ou até mesmo atacar - uma pessoa que interfira em seus filhotes. A maior parte do tempo e da energia do cão mãe será absorvida pela alimentação, cuidado e limpeza dos filhotes. Seu cão também pode estar extremamente cansado enquanto seu corpo se recupera do parto e seus filhotes atrapalham seus padrões habituais de sono

Comportamento com filhotes mais velhos

À medida que os filhotes crescem e se desenvolvem, o comportamento da mãe cão muda novamente. Ela vai começar a encorajar os filhotes a serem mais independentes, geralmente encorajando-os a brincar com outros animais de estimação ou humanos na família. Nas primeiras semanas de amamentação, a mãe tolerou todos os comportamentos dos filhotes; depois de cerca de três semanas, ela normalmente começa a disciplinar os filhotes. A mãe pode rosnar, latir ou até beliscar um filhote que tenta amamentá-la ou beliscá-la. Você pode ver a mãe pegar um filhote pela nuca e sacudi-lo - isso é um comportamento normal de disciplinar

Perigos

Mantenha seu cão mãe e sua ninhada de filhotes separada de outros cães e crianças até que você saiba como seu comportamento irá se desenvolver. Uma mãe pode se tornar agressiva em relação a outro cão adulto após o parto - mesmo que a mãe tenha sido previamente alojada com outra cadela adulta e a dupla fosse amiga íntima, isso pode mudar quando um cão se torna mãe. Em certos casos, uma mãe pode se tornar agressiva com seus próprios filhotes. Isso ocorre mais comumente quando os filhotes nascem por cesariana, pois esse procedimento priva a mãe do cheiro habitual e das pistas relacionadas a hormônios que a ninhada de filhotes pertence a ela. Uma mãe que não forma um vínculo parental típico com seus filhotes pode atacar, negligenciar ou até tentar matar os filhotes.