As Vantagens De Comprar Ações Subvalorizadas

Autor: | Ultima Atualização:

Encontrar ações subvalorizadas requer pesquisa e talvez alguns cálculos numéricos.

Encontrar uma ação subvalorizada não é fácil; uma ação subvalorizada freqüentemente não está nos olhos do público e, se for, as notícias podem ser excessivamente negativas. Ambos os fatores podem manter um estoque subjugado, enquanto os fundamentos da empresa ditam que ele deve ser negociado a um preço mais alto. Embora os métodos não sejam perfeitos, utilizando certas abordagens para isolar estoques potencialmente subvalorizados, sua carteira poderá ter um grande impulso se a ação entrar em sintonia com investidores e administradores de fundos novamente.

Ações subavaliadas

Subvalorizadas frequentemente são confusas com barato, mas os dois conceitos são muito diferentes. Uma ação é subvalorizada quando o preço não reflete com precisão as perspectivas, ativos ou fluxo de receita da empresa. Só porque uma ação tem um preço baixo - como uma ação com preço abaixo de US $ 5 - não é uma barganha. O preço por si só não pode ser usado para determinar se uma ação está subvalorizada

Valor contábil

Uma maneira de determinar se uma ação está subvalorizada é usar o valor contábil. O valor contábil é a soma de todos os ativos, menos os passivos, menos o preço de liquidação de qualquer ação preferencial. Este valor é então dividido pelo número de ações em circulação. Se o resultado for maior que o preço atual da ação, o estoque é subvalorizado em relação ao valor de venda dos ativos. Isso fornece uma rede de segurança para os investidores, pois mesmo que a empresa falisse, a venda de ativos provavelmente cobriria uma grande parte de seus investimentos. A desvantagem é que o valor declarado dos ativos nas demonstrações financeiras não reflete necessariamente o que a empresa receberia se ocorresse uma liquidação real. Assim, é possível que o valor contábil não reflita com precisão o grau de proteção que você tem como investidor.

Relação entre preço e lucro

A comparação do preço de uma ação com seus ganhos fornece um ponto de referência para se um estoque está subvalorizado. O índice preço / lucro, ou P / L, é calculado dividindo-se o preço por ação por lucro por ação (EPS) nos últimos 12 meses. Por exemplo, se uma ação estiver sendo negociada a US $ 20 e seu lucro por ação para o ano for US $ 2, o P / E é 10. Isso mostra o quanto os investidores estão dispostos a pagar por dólar em ganhos. Este número, por si só, não é suficiente para determinar se uma ação está subvalorizada. Compare o P / L com outras ações dentro do mesmo setor para determinar qual está subvalorizado. No entanto, um problema com a comparação dos índices P / E é que uma empresa pode estar subvalorizada em relação a seus pares por uma razão - como crescimento fraco.

Relação Preço / Lucro / Crescimento

Dividindo o P / L pelo crescimento anual esperado de EPS, outro índice pode determinar como uma ação é avaliada pelos investidores. O preço / lucro para crescimento, ou PEG, geralmente é favorecido pelos investidores em relação ao índice P / L mais simples, porque é responsável pelo crescimento futuro. Em linhas gerais, um PEG de 1 é considerado bastante valorizado, abaixo de 1 subvalorizado e acima de 1 supervalorizado. Quanto menor o valor de PEG de um estoque em relação a outros estoques do setor, mais desvalorizado ele é. A vantagem de comprar ações de baixo PEG é que as ações são relativamente baratas em relação aos seus pares e também tem algumas perspectivas de crescimento.

Potencial de Crescimento

Uma empresa em um campo emergente, ou desenvolvendo uma nova tecnologia, pode ser subestimado até que possa provar a utilidade de seu produto ou serviço. Determinar se o preço atual da ação está subvalorizado em relação às perspectivas futuras de uma empresa pode ser uma aposta, no entanto. Se você tiver razão, e a empresa produzir algo que seja consumido em larga escala, o preço das ações poderá disparar, proporcionando a você um retorno acima da média do seu investimento. Por outro lado, se a empresa não produz, então a ação não está subvalorizada - é improvável que se aprecie.

Ciclos

Os mercados de ações movimentam-se em ciclos, movendo-se para níveis mais baixos ao longo do tempo. A natureza cíclica do mercado muitas vezes arrasta boas ações, o que significa que as boas ações vão "à venda" de vez em quando. À medida que o mercado declina, os estoques como um todo se tornam subvalorizados à medida que o pessimismo empurra os estoques para níveis extremos. Isso representa uma oportunidade para os investidores comprarem ações a um preço relativamente baixo. Como os estoques muitas vezes voltam a subir à medida que o mercado se aproxima, a compra desses estoques em quedas pode gerar lucros a longo prazo. No entanto, não há uma maneira precisa de saber quando um declínio terminará, então você enfrenta um risco mais baixo.