Benefícios Para A Saúde Da Raiz Da Mandioca

Autor: | Ultima Atualização:

A raiz da planta yucca pode ser antiinflamatória e ajudar a baixar o colesterol.

A planta yucca tem uma raiz rica em amido que tem sido usada como alimento e recomendada por praticantes de medicina herbal tradicional durante séculos. A raiz, também chamada de mandioca ou mandioca, tem um exterior marrom áspero e um interior branco ou amarelado cremoso. A raiz de yucca contém vários fitonutrientes, como saponinas e resveratrol, que podem ser responsáveis ​​por seus potenciais benefícios para a saúde.

Propriedades

O gênero Yucca contém cerca de 40 espécies diferentes de plantas, todas do gênero Agave e nativas de áreas secas da América Central e do Sul, e as Índias Ocidentais. A raiz de Yucca schidigera, também chamada de mandioca Mohave, é mais comumente usada na medicina tradicional. Yucca contém vários compostos biologicamente ativos. Estes incluem produtos químicos chamados saponinas, que são compostos que se dissolvem em água e óleo - uma propriedade incomum. Yucca também contém resveratrol e vários tipos de yuccaols; estes compostos são referidos como polifenóis porque contêm estruturas químicas semelhantes a anéis chamadas grupos fenol. Polifenóis são antioxidantes que podem ter benefícios significativos à saúde

Saúde Cardiovascular

Compostos de raiz de yucca podem ajudar a manter os níveis de colesterol em uma faixa saudável, protegendo-o da aterosclerose e outros distúrbios cardiovasculares. Suas saponinas podem combinar com o colesterol dietético em seu trato digestivo, diminuindo potencialmente sua absorção no sangue e permitindo que algumas delas sejam eliminadas com suas fezes. Além disso, a atividade antioxidante do resveratrol na mandioca pode protegê-lo de radicais livres, substâncias químicas instáveis ​​que podem danificar os vasos sanguíneos e potencialmente aumentar o risco de doença cardíaca. Os radicais livres são subprodutos da digestão e também são produzidos após a exposição à luz solar ou toxinas ambientais, como a fumaça do cigarro. O resveratrol estabiliza esses compostos, tornando-os inofensivos e ajudando seu corpo a se livrar deles

Benefícios antiinflamatórios

Por centenas de anos, a yuca era usada pelos nativos americanos como um tratamento tradicional para articulações artríticas. Pesquisas modernas apóiam o potencial da mandioca para ajudar a tratar a artrite e outros distúrbios inflamatórios. Um estudo publicado em "Journal of Inflammation", em 2006, avaliou evidências de que polifenóis e saponinas na raiz de yucca podem aliviar os sintomas de artrite em seres humanos. Os autores concluíram que a mandioca pode ser um preventivo ou tratamento eficaz para o distúrbio. No entanto, eles também indicaram que a maneira exata em que os compostos em yucca fornecem esse benefício é desconhecida e requer pesquisas adicionais.

Como usar

A raiz inteira de yucca está disponível em algumas lojas especializadas; pode ser cozido e picado ou amassado antes de consumir. Os suplementos de mandioca também estão disponíveis em lojas de produtos naturais como raízes soltas ou em pó ou em cápsulas. A mandioca é geralmente considerada segura e sem efeitos colaterais significativos, embora o consumo de grandes quantidades da raiz possa causar dor de estômago ou diarreia. A mandioca pode interferir na absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A e a vitamina E. Não se auto-trate para qualquer condição com a mandioca. Discuta seu uso com seu médico para decidir se pode ser útil para você.