Por Que Um Gato Parou De Amamentar Seus Filhotes?

Autor: | Ultima Atualização:

Um gato doente pode não ser capaz de amamentar seus bebês.

Durante as primeiras quatro semanas de vida, os filhotes precisam do leite materno. Se tanto a mãe gata como seus gatinhos estiverem felizes, saudáveis ​​e bem cuidados, não haverá problemas. Infelizmente, se a mãe fica doente e não pode produzir leite suficiente para alimentar seus filhotes, ela pode rejeitá-los.

Doença

A gravidez de um gato e o processo de parto são muito estressantes para ela lidar, especialmente se ela é sofrendo de uma condição médica. Qualquer número de doenças pode afetar sua mãe gata, o que pode fazê-la sentir-se mal e sem vontade ou incapaz de amamentar seus gatinhos. Os sintomas da doença incluem letargia, fraqueza e falta de apetite. Leve ambos os gatinhos da mamãe e do bebê ao veterinário para um check-up para diagnosticar e tratar quaisquer possíveis doenças, incluindo uma infecção pós-gravidez. Seu veterinário também pode lhe dar conselhos sobre a mamadeira dos bebês em vez da mãe enquanto ela se recupera de sua doença. A mastite é uma condição médica que às vezes pode afetar uma mãe que amamenta. Resulta de uma infecção bacteriana de uma ou mais de suas glândulas mamárias, tornando-a incapaz de amamentar. Se você notar que as tetas de seu gato parecem inchadas, vermelhas ou irritadas, ou que elas emitem uma secreção colorida, leve-a a um veterinário para tratamento.

Desnutrição

A nutrição de uma mãe grávida e que amamenta é uma parte importante de mantendo-a saudável e capaz de amamentar seus gatinhos após o nascimento. Se uma mãe gata não receber uma nutrição adequada, ela não poderá produzir leite suficiente para alimentar sua ninhada e se recusará a amamentá-la. Para manter seu peso e força, gatos grávidas ou lactantes precisam de uma média de 2 a 2,5 vezes a quantidade de calorias por dia do que um gato adulto médio precisa, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa das Academias Nacionais. Um gato normal e magro precisa de cerca de 30 calorias por quilo de peso por dia, portanto, uma gata grávida e lactante precisará de entre 60 e 75 calorias por quilo de peso por dia. Compre apenas alimentos para o seu gatinho mama listados como "para o crescimento" e conhecer os perfis de nutrientes da Associação de Autoridades Americanas de Controle de Alimentação. Isso garante que a comida do seu gato seja adequadamente balanceada para ela. Estes alimentos contêm maiores quantidades de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais necessários para um gato mama.

Síndrome do Gatinho Desbotado

Infelizmente, alguns gatinhos nascem com defeitos congênitos e não se desenvolvem adequadamente. Se a gata percebe que o bebê está fraco ou fracassa, ela se recusará a amamentar aquele gatinho ou outros gatinhos afetados também. Gatinhos saudáveis ​​nascem pesando cerca de 3,5 onças, e eles ganham 1/4 onça a 1/2 onça por dia se amamentando corretamente, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Se você perceber que um ou mais dos gatinhos não ganhar peso, isso pode indicar um possível problema genético, médico ou parasitário e que a mãe está deixando de amamentá-los. Ela também pode colocá-los fora do seu ninho. Essa condição, conhecida como síndrome do gatinho enfraquecido, engloba uma ampla variedade de causas para um gatinho que simplesmente não vai prosperar, de acordo com o DVM360. Trazer tais gatinhos e mãe ao veterinário para um exame, tratamento e aconselhamento sobre a mamadeira-los. Não coloque gatinhos rejeitados de volta no ninho, porque isso poderia levá-la a rejeitar toda a ninhada, adverte Companheiros Purrfect.

Muitos gatinhos

Filhotes extremamente grandes de gatinhos podem ser demais para alguns gatos mãe lidarem . Se não houver tetas suficientes para todos os gatinhos para amamentar, os gatinhos mais fortes e maiores podem afastar os filhotes do caminho. A mãe também pode deixar de produzir leite suficiente para satisfazer todos os gatinhos. Sem uma nutrição adequada, um gatinho jovem pode rapidamente ficar desidratado. Se você notar que o gato da mãe não está amamentando todos os seus gatinhos igualmente ou de todo, você pode precisar intervir para mamadeira alguns ou todos os gatinhos

Intervenção Humana

Durante a primeira semana após Nascimento, é vital que a mãe passe tempo de qualidade com seus bebês em um local seguro, quente e isolado - seu ninho. Mantenha a sua interação com ela e os gatinhos ao mínimo durante este tempo, recomenda a ASPCA. Constantemente incomodando a mãe ou seus gatinhos durante os primeiros sete dias após o nascimento vai estressá-la, algo que pode fazer com que ela pare de amamentá-los. Verifique a saúde deles e mantenha o ninho da ninhada limpo, mas não mime os gatinhos excessivamente, especialmente se você perceber que isso aborrece a mãe. Após a primeira semana, sinta-se à vontade para lidar com eles com cuidado para que você possa socializá-los para as pessoas.

Gatinhos maduros

Uma vez que os gatinhos atinjam entre 3 semanas e 4 semanas de idade, a mãe começará naturalmente a desmamar por até mais quatro semanas. Durante esse período, ela se recusará a amamentá-los com tanta frequência, se for o caso, porque estão crescendo os dentes, o que torna muito desconfortável para ela. Este é um comportamento completamente normal e significa apenas que os gatinhos estão crescendo. Ajude-a a sair fornecendo comida sólida, a mesma comida que você tem alimentado a mãe, misturada com leite de leite em um prato raso para lentamente desmamar em comida sólida.