Por Que O Brócolis É Ruim Para A Tireóide?

Autor: | Ultima Atualização:

O brócolis e outros vegetais do gênero Brassica contêm goitrogênio.

É difícil separar o fato da ficção quando se trata de identificar quais alimentos são saudáveis. O brócolis é baixo em calorias e contém fibra dietética, carboidratos complexos, vitaminas e minerais. No entanto, o brócolis também contém fitoquímicos chamados de bócio. Quando você consome os bócio, eles podem inibir a capacidade do seu corpo de absorver iodo - um mineral essencial necessário para a função da tireóide - e reduzir a capacidade do seu corpo de produzir hormônios da tireoide que regulam o uso de energia. Níveis baixos de hormônios da tireóide - uma condição chamada hipotireoidismo - estão associados com ganho de peso inexplicável e problemas de saúde.

Função da tireoide

Sua glândula tireoide está localizada no pescoço. Produz hormônios que regulam o equilíbrio de energia em seu corpo, se seu corpo usa reservas de energia para atender às demandas de energia ou converte energia disponível em energia armazenada. Níveis de hormônio da tireóide em seu corpo estão em equilíbrio delicado; muito pouco ou muito hormônio da tireóide pode levar a doença. No caso em que a glândula não pode produzir níveis adequados de hormônio tireoidiano - hipotireoidismo - você pode ganhar peso, parecer pálido, estar fatigado, seu cabelo, pele e unhas terão textura fraca, você ficará mais sensível ao frio, terá entorpecido sentidos e ser deprimido ou ansioso, observa PubMed Health

Goitrogens

Um bócio é um inchaço da glândula tireóide que está associado com a má função da tireóide. Gotirogens são substâncias químicas que estão associadas a um risco aumentado de bócio em animais de laboratório, de acordo com uma revisão, publicada em 1990 na "Revisão Anual de Nutrição". Em seu intestino delgado, os bócio podem inibir a absorção de iodo, um mineral essencial necessário para produzir os principais hormônios da tireóide - triiodotironina, ou T3, e tetraiodotironina, ou T4. No entanto, devido à inclusão de iodo no sal de mesa, a deficiência é rara nos países industrializados. Goitrogens também podem inibir diretamente a glândula tireóide.


Brócolis e goitrogênios

Brócolis e todos os vegetais do gênero Brassica - incluindo repolho, couve de Bruxelas, couve-flor e couve - contêm goitrogênios. Se você já cozinhou demais esses alimentos, notou um sabor sulfuroso. Isto é devido aos fitoquímicos contendo enxofre nestes alimentos que, entre outras funções, atuam como goitrogênios

Preparação

O calor do cozimento destrói os goitrogênios no brócolis e outros alimentos. O brócolis pode ser cozido de várias maneiras. Pique as cabeças de brócolis, cozinhe a vapor e sirva-as polvilhando levemente com sal, pimenta e alho. Ou misture brócolis picado com azeite, suco de limão e endro antes de assá-lo no forno. Comido cru com molho ou em saladas, o brócolis terá atividade bócio.

Recomendações dietéticas

O resultado é que os efeitos dos goitrogênios na função geral da tireóide em humanos não são conhecidos. Se você está atualmente saudável, não há razão para evitar comer brócolis cru. No entanto, se você está sendo tratado para hipotireoidismo ou outro distúrbio da tireóide, evite comer brócolis cru e pergunte ao seu médico para recomendações dietéticas adaptadas à sua saúde.