Purificadores de ar podem contaminar a água do aquário, causando o lodo branco.
O ecossistema de um aquário é delicadamente balanceado. As bactérias nativas povoam a água e sua presença controla o crescimento e a abundância de outras espécies, como as algas. Um aquário saudável deve ter água cristalina, mas às vezes as coisas podem dar errado. Se você tem um lodo branco crescendo em seu aquário, é muito provável que o equilíbrio de produtos químicos na água tenha sido rompido.
White Slime Causas
A causa mais provável de lodo branco em um aquário de água salgada, De acordo com Lance Ichinotsubo, autor do Manual de Saúde e Alimentação de Peixes Marinhos, é a presença das bactérias aerotransportadas Alcaligenes faecalis. Esta bactéria faz com que um lodo espesso e branco cresça na água, pendurado em um estado gelatinoso na água. Além de ser desagradável, este lodo representa um risco para o equilíbrio do aquário e para a saúde de seus habitantes.
Riscos para o ecossistema do aquário
Qualquer lodo que cresce em um aquário é um sinal de que o delicado ecossistema é fora de ordem, mas no caso deste lodo branco e grosso, é um perigo potencial, bem como um indicador de má saúde da água. Esse lodo, devido à velocidade com que cresce e sua consistência gelatinosa, pode sufocar a fauna nativa, como o coral. Isso faz com que os níveis de oxigênio da água caiam drasticamente, fazendo com que os peixes morram de sufocamento.
Como chegou lá?
A bactéria Alcaligenes faecalis não tem razão natural para estar em um aquário de água salgada. Dois casos de lodo branco investigados por Lance Ichinostubo descobriram que os desodorantes de álcool e plug-in são os mais prováveis culpados. O álcool não entrou no aquário por negligência bêbada, no entanto. Neste caso particular, o lodo branco estava afetando o aquário em um consultório de dentista. O dentista usava álcool para esterilizar seus instrumentos, resultando na entrada de partículas de álcool no ar na água. No segundo caso, o desodorizador da sala de plug-in estava bombeando uma névoa alcoólica para a atmosfera
Livrando seu aquário de lodo branco
O primeiro e mais importante passo para combater o lodo branco é remover quaisquer itens que gerar névoa transportada pelo ar, como os notórios desodorizadores de ambiente e vaporizadores de álcool. Evite contaminar ainda mais o ar na sala em que você guarda o aquário borrifando o perfume. O segundo passo é usar aditivos de tratamento de água para quebrar o lodo já na água. Produtos rotineiros de manutenção de água exigem que você adicione pequenas quantidades regularmente, em vez de uma única grande quantia. Esse processo pode levar semanas, então a paciência é essencial.