O Que Fazer Quando Seu Periquito Está Doente

Autor: | Ultima Atualização:

Cuidar de um periquito doente é muito como cuidar de uma criança doente.

Budgies são amiguinhos divertidos e amigáveis, e é perturbador ver o seu machucando. Com atenção veterinária e algum TLC em casa, um periquito doente geralmente tem uma boa chance de voltar ao seu charmoso e divertido self.

Sintomas

Budgies tendem a esconder o fato de que estão doentes. Quando você percebe que o seu não está se sentindo bem, as chances são de que ele está lutando contra a doença por um tempo e se tornou tão avançado que ele não pode mais escondê-lo. Reconheça os sintomas para que você possa ajudar seu pequeno amigo cedo. Os sintomas que devem desencadear sua preocupação são problemas respiratórios, nariz seco ou inchado, penas anormais ou com sangramento, cabeça caída, letargia e fraqueza, incapacidade de se empoleirar, vômitos, perda de peso, caroços ou inchaço detectáveis ​​e secreção dos olhos, bico ou narinas. . Todos estes são sinais de doença crítica; veja um veterinário aviário imediatamente. Sintomas como perda de apetite, diarreia ou excrementos anormais, penas desarrumadas ou desarrumadas, alterações no comportamento ou nos padrões de sono, desorientação e ingestão de quantidades excessivas de água são menos graves, mas ainda causam preocupação. Um sintoma a ser observado nos periquitos masculinos é uma mudança na cor da cera, o nariz, de azul para marrom, que pode ser um sinal de câncer testicular.

Calor e umidade

As aves têm um metabolismo rápido; eles gastam muita energia e recursos mantendo a temperatura corporal em torno de 104 graus Fahrenheit. Manter o calor em seu periquito doente, entre 85 e 90 graus, ajudará a liberar os recursos de seu corpo para combater a doença - mas monitore de perto e abaixe o calor se ele parecer muito quente ou calça. Uma vez que ele é melhor, diminua o calor gradualmente, cerca de 5 graus por dia, até que esteja de volta à temperatura ambiente. Para doenças respiratórias, é importante fornecer umidade com um vaporizador ou umidificador. Se nenhum destes estiver disponível, coloque sua gaiola no banheiro e faça uma ducha quente para vaporizar o quarto regularmente

Alimentação e líquidos

Um periquito doente pode não beber tanta água quanto seu corpo precisa enquanto ele está doente. Para evitar que o seu se torne desidratado, use uma seringa, conta-gotas ou dedo para dar-lhe fluidos regularmente. Infiltrado ou outras soluções eletrolíticas para bebês são boas escolhas, assim como suco de maçã, suco de uva ou água fervida com um pouco de mel. Evite Gatorade por seu alto teor de sal. Certifique-se de que ele continue a comer durante a doença, mesmo se você tiver que alimentá-lo com a mão ou forçá-lo a passar por uma seringa. Sem alimentação regular, uma ave doente pode morrer de fome em um curto espaço de tempo. Bons alimentos para uma ave doente são fáceis de digerir e ricos em carbohidratos, como comida para bebé ou cereais de arroz para crianças.

Descanso e Recuperação

Dê paz e sossego aos seus pacientes doentes. Faça o que puder para promover o descanso. Você pode colocar sua gaiola em uma sala silenciosa e remover seus brinquedos e qualquer coisa que ele possa subir. Se ele compartilhar a gaiola com outro pássaro, coloque-o em uma gaiola separada e isolada durante sua doença. Mantenha seu quarto semi-escuro; limitar a atividade tanto quanto possível. Se o veterinário prescreveu antibióticos ou outros medicamentos, certifique-se de que ele faça o curso completo mesmo depois que ele pareça se sentir melhor. Assim como os pássaros tentam esconder a doença em seu início, eles também tentarão aparecer melhor até o fim, mesmo que ainda precisem de tempo para se curar. Por esta razão, devolva seu periquito à sua rotina normal gradualmente, monitorando-o de perto conforme você for.