Que Porcentagem De Gatos Machos Castrados Obtêm Bloqueios Urinários?

Autor: | Ultima Atualização:

Eu posso fazer xixi de novo!

Há muitas boas razões para castrar gatos machos e poucos, se é que são, ruins. Preocupar-se com o fato de Kitty sofrer um bloqueio urinário se ele for castrado não é um deles. Apenas uma pequena porcentagem de gatos já teve bloqueios urinários. Aprenda as formas de ajudar a prevenir este problema

Doença do Trato Urinário Inferior Felino

Embora os gatos machos sofram de doença do trato urinário inferior felino, ou FLUTD, mais frequentemente do que as fêmeas, ainda não é uma percentagem elevada. De acordo com o Vetinfo, apenas cerca de 5% dos gatos sofrem de uma infecção do trato urinário durante a vida e a maioria não fica bloqueada. O DVM 360 afirma que aproximadamente 12% dos gatos com FLUTD apresentam bloqueios. Estes ocorrem quando os cristais ou pedras formadas na bexiga tapam a uretra. Qualquer tipo de FLUTD requer atenção veterinária imediata, mas o bloqueio é uma verdadeira emergência de alerta vermelho. Se Kitty não for tratada, ele pode morrer em poucos dias.

Early Neutering

No passado, os gatos machos eram geralmente castrados aos seis meses de idade, quando atingiam a maturidade sexual ou a "adolescência do gatinho". Nos últimos anos, mais veterinários e spay / neutro instalações estão realizando cirurgias em gatinhos com idades entre dois meses e para cima. Houve preocupação de alguns setores que a castração precoce poderia resultar em um tamanho reduzido para a uretra do macho, tornando os bloqueios mais comuns em gatos castrados como gatinhos. Isso não parece acontecer. De acordo com a Associação dos Criadores de Gatos, "Preocupa-se que o desenvolvimento do trato urinário possa ser interrompido ou prejudicado pelo esterilismo precoce e a esterilização não tenha suporte."

Sintomas

Gatos experimentando FLUTD entram e saem da caixa de areia, lutando fazer xixi. Kitty pode emitir miados que soam doloridos e lamber sua área genital para aliviar o desconforto. Às vezes, gatos com FLUTD vomitam, param de comer ou até desmoronam. Mesmo que ele esteja passando pequenas quantidades de urina, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Tratamento

Seu veterinário diagnostica um bloqueio urinário através de um exame físico e raios X da área da bexiga de Kitty. Em muitos casos, ela pode colocar um cateter na uretra para aliviar o bloqueio e permitir que ele urine. Muitos gatos que bloqueiam uma vez farão isso novamente. Para os bloqueadores repetidos, seu veterinário pode realizar uma uretrostomia perineal, uma cirurgia que remove um pouco do pênis e da uretra de Kitty, então o que resta é uma abertura mais ampla para a passagem da urina. Esta é uma cirurgia bastante séria, geralmente considerada apenas se a Kitty constantemente sofrer obstruções.

Prevenção

Existem medidas que você pode tomar para evitar que o FLUTD ou um bloqueio aconteça com a Kitty. Pergunte ao seu veterinário sobre uma dieta felina que impede a formação de cristais ou pedras. Muitas dietas comerciais do trato urinário estão disponíveis. Certifique-se de que a Kitty tenha sempre acesso a água limpa e fresca. Mantenha sua caixa de areia muito limpa. Se você tem mais de um gato, uma regra geral é uma caixa de areia para cada gato. Como o estresse pode desempenhar um papel no FLUTD, mantenha a Kitty com a rotina diária mais estrita possível, mantendo o ambiente doméstico o mais calmo possível.