O Que É Uma Nota Promissória Sem Recurso?

Autor: | Ultima Atualização:

Uma nota promissória é um documento fundamental na maioria das transacções de crédito de alto valor.

Notas promissórias são normalmente utilizadas em transacções de dívidas empresariais e de consumo. Eles são normalmente usados ​​quando um devedor procura um empréstimo de tamanho significativo, porque eles oferecem várias vantagens para os credores, incluindo a capacidade de vender a nota a terceiros. Tanto os credores quanto os mutuários precisam considerar cuidadosamente se a dívida assumida será com ou sem recurso.

Definição de nota promissória

Uma promessa é uma promessa incondicional de pagar ao credor, ou a um detentor subsequente da nota promissória, o valor principal da nota, com ou sem juros, até uma determinada data ou a pedido do credor ou subsequente titular da nota. Uma nota promissória pode ser garantida ou não segura. Também pode ser recurso ou não recurso

Nota Promissória Garantida

Não é incomum que um credor exija que o mutuário dê outra coisa além de uma mera promessa de devolver o dinheiro emprestado. Muitas vezes, o credor exige que o mutuário ofereça garantias para garantir o pagamento do empréstimo. Uma nota promissória em que o pagamento é garantido por uma garantia é chamada de nota promissória garantida. Se uma nota promissória não estiver garantida por garantia, ela é uma nota promissória não garantida

Definição de nota promissória que não é de recurso

Uma nota promissória sem recurso é uma nota promissória que proíbe o credor de buscar um pagamento de deficiência o mutuário pessoalmente se o tomador do empréstimo entrar em default e a garantia que assegura a nota for insuficiente para satisfazer o saldo devedor. Se uma nota promissória não incluir uma provisão "sem recurso", o credor ou subsequente detentor da nota poderá prosseguir não apenas com a propriedade que assegura a cédula, mas também buscar pessoalmente o mutuário para pagamento.

Exemplo

A Uma transacção comum envolvendo dívida sem recurso é um empréstimo residencial. O mutuário faz uma nota promissória, prometendo pagar o principal do empréstimo mais os juros, geralmente em uma base mensal amortizada. Além disso, o mutuário dá ao credor uma hipoteca sobre a propriedade que está sendo financiada, o que dá ao credor um interesse de segurança na propriedade. Se a nota promissória não for de recurso e o devedor inadimplir, o credor poderá solicitar o pagamento somente através da propriedade e não poderá buscar o devedor pessoalmente.