O Que É Um Diretor Emérito?

Autor: | Ultima Atualização:

Um membro idoso da diretoria pode ser transferido para um cargo emérito.

O cargo de diretor emérito é confuso, sem regras estabelecidas sobre como está configurado ou se qualifica. Às vezes, é uma posição de honra dada a alguém que dedicou tempo e experiência a uma empresa, mas não está mais em posição de estar no conselho de administração. Outras vezes, é uma forma de aposentadoria compulsória. Normalmente, uma diretora é transferida para uma posição emérita, de modo que ela ainda possa aconselhar e fazer parte da empresa, mas a empresa também pode seguir em frente e adicionar uma nova pessoa ao conselho de administração.

Propósito

Uma variedade de Existem razões que uma empresa pode optar por fazer a transição de um diretor em seu conselho para o status de emérito. Às vezes o motivo é devido à idade, especialmente se o diretor está se aproximando da aposentadoria. Às vezes, o motivo é por causa da saúde ou da incapacidade do diretor de participar ativamente das reuniões. E outras vezes, a razão é que o diretor forneceu anos de serviço diferenciado, mas agora quer se concentrar mais em outros empreendimentos, enquanto ainda participa em algum grau com a empresa.

Deveres

Nenhuma regra de conjunto rege quais privilégios e deveres que um diretor emérito terá. Alguns diretores eméritos estão ativamente envolvidos com a empresa, e alguns têm o título apenas no nome, sem qualquer envolvimento adicional. Normalmente, um diretor emérito ainda pode participar de reuniões de diretoria, mas não tem mais direito de voto. O tempo que uma pessoa atua como diretor emérito também varia de empresa para empresa. Alguns recebem um mandato vitalício, enquanto outros têm um período de tempo menor escrito em um contrato

Expectativas Escritas

Às vezes, o diretor emérito é uma posição de mistério, com a empresa não divulgando abertamente os termos do cargo ou as razões. para a sua existência. James Kristie, editor do jornal on-line e impresso "Directors & Boards", sugere que as empresas devem ter regras escritas explícitas sobre diretores eméritos, incluindo os requisitos de elegibilidade, como idade e anos de serviço. Ele diz que as empresas também devem estipular antecipadamente qual será o mandato de um diretor emérito, sua presença obrigatória nas reuniões do conselho e quais benefícios ela receberá. O "ABA Banking Journal" sugere que um diretor deve ser forçado a se aposentar e passar a ser diretor emérito se ela não comparecer mais a reuniões do conselho, se ela não contribuir para as reuniões ou apenas as tratar como ocasiões sociais, se ela não mais refere-se aos negócios para a empresa, ou se ela claramente não entende o que está acontecendo com a empresa

Remuneração

Uma área significativa de controvérsia em torno de um diretor emérito é se a posição será paga. O montante e o tipo de remuneração são determinados pelo conselho de administração e variam amplamente de empresa para empresa. A Franklin Resources, uma organização mundial de gestão de investimentos, afirmou que seu diretor emérito receberia o mesmo pagamento que um diretor que comparecesse a todas as reuniões do conselho. Em contraste, um juiz do estado de Washington decidiu em 2011 que os diretores eméritos de uma cooperativa de crédito não tinham direito a reembolso de despesas de negócios ou compensação. O "ABA Banking Journal" analisou várias empresas e informou que não havia um padrão para como os diretores eméritos eram remunerados: alguns não recebiam remuneração, alguns recebiam pagamento reduzido e alguns recebiam benefícios de saúde em vez de pagamento.