Qual É A Diferença Entre Um Fundo Mútuo Diversificado E Não Diversificado?

Autor: | Ultima Atualização:

Escolher o fundo mútuo certo começa com a compreensão de como eles funcionam.

Os fundos mútuos são a versão igualitária de um mundo de investimento barata carro de alta quilometragem. Quase qualquer um pode se dar ao luxo de investir em um, é relativamente fácil de entender e é uma maneira amigável para iniciantes de obter alguma experiência prática. É claro que, como esses carros populares, você tem um monte de fundos mútuos para escolher - milhares, na verdade, com diferentes estilos e objetivos de investimento. Por exemplo, fundos diversificados e não diversificados são radicalmente diferentes em seu funcionamento.

Sobre Fundos Mútuos

Os fundos mútuos variam muito amplamente em seus detalhes, mas todos seguem o mesmo modelo básico. Eles reúnem contribuições de um grande número de pequenos investidores, formando um grande grupo de capital de investimento. O capital é usado para comprar uma carteira diversificada, tornando mais difícil para uma desaceleração em qualquer setor ou tipo de empresa prejudicar seriamente suas participações gerais. Os investidores do fundo se beneficiam da administração profissional de seu dinheiro, bem como de mais diversidade do que poderiam investir investindo diretamente. No entanto, alguns fundos são mais diversificados do que outros.

Estilos de Diversificação

Existem várias maneiras de diversificar um portfólio. Um dos mais fundamentais é a alocação de partes do fundo em diferentes classes de produto, chamado de alocação de ativos. Isso divide a carteira entre ações, títulos, certificados com juros e outros veículos de investimento. Outra abordagem para a diversificação investe em muitas economias regionais, de modo que desacelerações em uma região ou em um país não podem causar uma grande quebra na carteira. Uma terceira forma de diversificação leva o processo um passo adiante, encontrando diversidade dentro das classes de ativos individuais

Diversidade Dentro das Classes de Ativos

As ações individuais são a espinha dorsal da maioria dos fundos mútuos, e há uma grande variação entre elas. Possuir um estoque "blue chip" em alta, representando uma marca famosa, é muito diferente de manter uma posição em uma empresa iniciante em um novo setor. De um modo geral, quanto mais arriscado o estoque, maior o retorno que ele pode gerar. É por isso que um fundo mútuo investido principalmente em ações de patrimônio ainda pode ser considerado diversificado se contiver uma mistura cuidadosamente considerada de ações com características diferentes. O mesmo vale para os fundos de obrigações, que podem conter qualquer coisa, desde obrigações governamentais sólidas até “junk bonds” de alto risco.

Fundos não diversificados

Muitos fundos diversificam o suficiente para que você possa mantê-los em pé. investimento independente e ainda ser protegido dos altos e baixos dos mercados. No entanto, alguns fundos deliberadamente restringem seu foco de maneiras específicas. Esses fundos não diversificados, ou fundos menos diversificados, destinam-se a trazer equilíbrio para uma carteira maior, concentrando-se em investimentos com características específicas. Eles podem se concentrar nas economias dos países industrializados emergentes, por exemplo, ou na ascensão de um novo setor tecnológico. Outra estratégia investe fortemente em uma subclasse, como empresas de pequena capitalização. Todas essas estratégias limitam deliberadamente sua diversidade em busca de ganhos mais elevados do que os fundos mais diversificados podem gerar.