O Que Acontece Quando Uma Empresa De Capital Aberto É Comprada Por Investidores?

Autor: | Ultima Atualização:

Uma compra de ações pode resultar em um grande pagamento em dinheiro para investidores.

Uma empresa de capital aberto é aquela em que ações são emitidas para investidores individuais. Em vez de pertencer a um seleto grupo de pessoas de dentro da empresa, qualquer um que compre uma única ação em uma empresa de capital aberto possui pelo menos uma pequena porcentagem da empresa. Se os investidores comprarem uma empresa de capital aberto, isso significa que esses investidores compraram todas as ações anteriormente de propriedade do público em geral.

Cenários de aquisição

Teoricamente, qualquer pessoa com dinheiro suficiente pode comprar uma empresa pública. Como as ações em bolsa são negociadas publicamente na bolsa de valores, elas são gratuitas para compra por qualquer pessoa que pague o preço atual da ação. Na realidade, como normalmente custaria muitos milhões, ou mesmo bilhões, de dólares para comprar uma empresa, os investidores normalmente precisam de financiamento. Um método de financiamento, conhecido como buyout alavancado, envolve a tomada de empréstimos de dinheiro por meio de empréstimos bancários ou emissão de títulos para pagar as ações em circulação. Se uma empresa compra uma ação, a empresa compradora pode usar suas próprias ações para comprar a empresa-alvo por meio de um processo conhecido como troca de ações.

Consequências

Quando uma empresa é comprada, ela não existe mais como sua própria empresa negociada independentemente. Os investidores recebem algum tipo de compensação por suas ações existentes, como dinheiro ou ações de outra empresa, mas a empresa original não negocia mais na bolsa de valores. Em uma transação em dinheiro, os acionistas existentes não têm mais nenhuma propriedade na empresa comprada, pois receberam remuneração em dinheiro. Em um swap de ações, os investidores terão uma participação acionária na empresa sobrevivente, a menos que optem por vender as ações.

Benefícios

Geralmente, uma empresa comprada possui um aumento no preço de suas ações. Como os investidores podem obter o preço de mercado atual de uma ação a qualquer momento simplesmente pela venda de ações na bolsa de valores, eles normalmente não vendem para outra empresa a menos que um prêmio de preço seja oferecido. Muitas vezes, o preço das ações de uma empresa aumentará se houver até mesmo um boato de uma compra, já que os investidores compram as ações antes do aumento de preços tipicamente associado a uma compra. Quando a compra realmente ocorre, os investidores são recompensados ​​com um pagamento em dinheiro. Em uma compra de ações, os investidores podem se beneficiar de ações na empresa consolidada, uma vez que as sinergias entre a empresa-alvo e a empresa adquirente podem resultar em maiores lucros corporativos.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens para os acionistas uma empresa comprada é que eles não possuem mais ações naquela empresa. Se o valor a longo prazo da empresa for maior do que o preço em dinheiro recebido pelos investidores, eles não terão como participar futuramente dessa empresa. Outra desvantagem de uma oferta em dinheiro é que os investidores geralmente terão que pagar imposto de renda ou imposto sobre ganhos de capital sobre o dinheiro arrecadado, uma vez que a Receita Federal vê essa aquisição como um ganho de capital realizado. Em uma compra de ações, um investidor pode receber ações de uma empresa na qual ele não tem interesse em possuir. Os custos de financiamento em uma aquisição alavancada também podem ser desastrosos para algumas empresas adquirentes.