O Que Acontece A Um Item Depreciado Quando É Totalmente Depreciado?

Autor: | Ultima Atualização:

Os veículos e outros equipamentos só duram tanto tempo.

Inúmeras canções de amor lembram ao mundo que nada dura para sempre. Poucos deles mencionam que isso é tão verdadeiro para os bens de capital quanto para os assuntos do coração, razão pela qual os contadores deveriam escrever mais canções de amor. A depreciação é a forma da contabilidade de reconhecer que os edifícios, equipamentos, veículos e outros ativos de capital acabam se deteriorando, se desintegrando e se tornando obsoletos. Um ativo totalmente depreciado pode ter um valor contábil de zero, mas isso dificilmente significa que ele não tem valor.

Depreciação

Todo ativo tem uma vida útil, que é uma estimativa contábil de quanto tempo esse ativo durará. Quando uma empresa compra um caminhão por US $ 50.000, ele não informa uma despesa de US $ 50.000 na frente. Em vez disso, ele coloca o caminhão em seus livros como um ativo no valor de US $ 50.000. Em seguida, deprecia o ativo ao longo de sua vida útil. A depreciação envolve duas coisas: registrar uma parte do custo do ativo como uma despesa e reduzir o valor do ativo nos livros. Digamos que a empresa calcule que o caminhão tenha uma vida útil de 10 anos e não tenha valor algum no final desse período. Sob o método contábil mais comum, a depreciação linear, a empresa depreciava US $ 5.000 por ano. Assim, no primeiro ano, ele reporta uma despesa de US $ 5.000 e reduz o valor contábil do ativo para US $ 45.000. No segundo ano, ele reporta outra despesa de US $ 5.000 e reduz o valor contábil para US $ 40.000. Isso continua até que o ativo esteja totalmente depreciado. Os ativos são depreciados a zero ou ao seu valor residual, que é o que a empresa acredita que poderia obter para o ativo ao final de sua vida útil.

Ativos totalmente depreciados

É comum ver a depreciação referida como declínio no valor de um ativo devido ao desgaste. Essa descrição pode ajudar as pessoas a entenderem o conceito, mas isso não está correto. A depreciação é sobre a alocação do custo de um ativo, não colocando um valor sobre ele. O valor contábil é apenas um dispositivo de contabilidade (um truque, até); não é o mesmo que o valor de mercado. O caminhão mencionado anteriormente pode ter um valor contábil de US $ 45.000 após um ano, mas se a empresa optar por vendê-lo, ele poderá receber apenas US $ 35.000. Depois de nove anos, o valor contábil pode ser de US $ 5.000, mas talvez a empresa possa receber US $ 10.000 por isso. Um ativo totalmente depreciado pode ter um valor contábil de zero ou um valor residual de, digamos, US $ 1.000, mas a empresa pode obter mais se vender o ativo.

Ativos ainda em uso

Um negócio não é necessário livrar-se de um ativo apenas porque chega ao fim de sua vida útil - isto é, quando está totalmente depreciado. Se um ativo ainda estiver funcionando, a empresa fica livre para continuar usando o tempo que quiser. Simplesmente faz isso sem reportar mais despesas. Em termos contábeis, é possível usar o recurso gratuitamente a partir desse ponto. Claro, se o ativo ainda é utilizável, provavelmente tem algum valor, mas isso é irrelevante do ponto de vista contábil. A empresa não pode reavaliar ou "redigir" o valor contábil do ativo. Os ativos de capital só podem diminuir em valor contábil, nunca aumentar.

Descarte

Por mais fiel que tenha sido o velho caminhão enferrujado, em algum momento a empresa vai querer se livrar dele. Quando isso acontece, ele compara os resultados da venda (ou o custo da alienação) com o valor contábil do ativo e informa um ganho ou uma perda. Digamos que o caminhão totalmente depreciado tenha um valor contábil de zero. Se a empresa vender o caminhão por US $ 1.500, registrará um ganho de US $ 1.500 na venda. Se tiver que pagar US $ 100 para comprar um ferro-velho, a empresa reporta uma perda de US $ 100. Agora diga que o caminhão foi totalmente depreciado para um valor de US $ 1.000. Se a empresa vender o caminhão por US $ 1.500, registrará um ganho de US $ 500. Se tiver que pagar um ferro-velho US $ 100 para levá-lo, ele reporta uma perda de US $ 900.