Você Pode Ser Negado Emprego Para Um Falso Positivo?

Autor: | Ultima Atualização:

Um resultado falso-positivo em um teste de drogas pode ser motivo de recusa ou rescisão do contrato de trabalho.

Os empregadores têm o direito de negar emprego a indivíduos com base nos resultados de um teste de droga ou polígrafo. No entanto, às vezes, esses testes podem retornar um falso positivo. A menos que você possa provar, sem sombra de dúvida, que o teste está incorreto, um empregador pode e provavelmente negará a você um emprego.

Resultados falso-positivos

Muitos empregadores exigem triagem pré-contratação, incluindo testes de drogas ou polígrafo. Outros obrigam os funcionários a fazer exames periódicos de drogas para manter o emprego ou serem considerados para promoções. Um resultado falso-positivo é aquele que indica que o empregado (ou empregado em perspectiva) tem uma substância ilegal em seu corpo ou mentiu durante um teste do polígrafo. Testes de drogas podem gerar resultados falso-positivos de várias maneiras. Os laboratórios podem ser descuidados com amostras, e substâncias legais podem causar indicadores falso-positivos. Por exemplo, ibuprofeno, xampus ou loções que contenham cânhamo e alguns remédios para úlcera podem causar um teste positivo para o uso de maconha. Produtos de venda livre que contenham efedrina ou feniproplanolamina (geralmente contidos em pílulas de dieta ou sprays nasais) podem produzir um resultado indicando o uso de anfetaminas. Além disso, consumir muffins de semente de papoula ou vestir-se antes de um teste de drogas pode fazer com que o teste retorne com resultados indicando o uso de opiáceos. Um teste de polígrafo pode resultar em um veredicto falso-positivo devido a erro do administrador, extremo nervosismo ou equipamento defeituoso.

Leis

Não há lei federal que exija que a maioria dos empregadores teste funcionários por drogas. A Lei do Local de Trabalho sem Drogas da 1998 não indica que todos os empregadores devem empregar testes de drogas na triagem pré-contratação ou como condições de emprego contínuo. No entanto, muitos estados ou municípios exigem algum nível de teste para determinadas indústrias ou posições. O teste de drogas deve ser negociado em contratos sindicais para ser legal. Caso contrário, os empregadores poderão decidir por si mesmos se quiserem testar os funcionários quanto a substâncias controladas. Testes de polígrafo certamente também não são necessários.

Prerrogativa do empregador

Muitos empregadores têm uma política de tolerância zero e se recusam a ouvir desculpas ou argumentos sobre resultados falso-positivos. Consideram que o teste de drogas é essencial para a segurança e o desempenho no local de trabalho e podem estar preocupados com o fato de os funcionários terem substâncias ilegais quando chegam ao trabalho. No entanto, alguns empregadores levam em consideração argumentos que os funcionários ou candidatos fazem sobre os motivos pelos quais seus resultados voltaram incorretamente e podem dar a alguns candidatos a chance de retomar os testes.

Ajuda Jurídica

Qualquer pessoa que receba um resultado de teste falso-positivo de droga ou polígrafo pode procurar ajuda legal de um advogado de emprego. No entanto, os resultados falso-positivos são muitas vezes difíceis de provar e caros de se defender. O melhor curso de ação é declarar seu caso e pedir para fazer o teste novamente. Se você realmente quer o emprego e tem certeza de que o teste foi errado, você pode até ser voluntário para pagar pelo segundo teste.