O Que Faz Com Que Os Periquitos Morram Repentinamente?

Autor: | Ultima Atualização:

Perder um periquito repentinamente pode ser um sinal de uma doença transmissível de aves.

Quando seu periquito amigável parece estar bem por um minuto e morrer de repente, há nenhuma razão única que você possa identificar sem pedir ao seu veterinário um diagnóstico. Seus pequenos sistemas são frágeis de várias maneiras, e nem sempre mostram sintomas de problemas até que seja tarde demais.

Dieta

Os periquitos precisam de uma dieta variada mas equilibrada e muita água. A desidratação pode matar o seu pássaro rapidamente, por isso, certifique-se sempre de que há água em sua gaiola. Em vez de comprar uma semente padrão de ave, procure por uma mistura de sementes projetada especificamente para periquitos. Estes geralmente contêm frutas secas e outras necessidades nutricionais que seu pássaro precisa, como cálcio - o baixo nível de cálcio no sangue pode causar morte súbita. Dê-lhe alguns pequenos pedaços de frutas e legumes frescos e crus para ajudar a completar sua dieta. Não deixe frutas em sua gaiola o tempo todo, no entanto. Comer muita fruta pode mexer com seu açúcar no sangue, um desequilíbrio que pode levá-la a morrer de repente.

Toxinas

Seu periquito é sensível a muitas toxinas que não afetarão você. Por exemplo, cozinhar perto de um periquito usando uma panela antiaderente que tenha politetrafluoroetileno (PTFE) como parte do revestimento pode matar seu pássaro sem aviso prévio. PTFE também é encontrado em outras superfícies antiaderentes, como ferros, e aquecê-los em torno de seu pássaro pode ser mortal para ela. Ela também pode morrer pela inalação de vapores fortes, como os de inseticidas e tintas, portanto leve-a para fora de casa por pelo menos 24 horas se estiverem presentes vapores fortes. Alguns alimentos também são tóxicos para o seu pequeno sistema, como cafeína, chocolate, caroços de frutas, abacate, amendoim e cebola.

Doença

Algumas doenças são sorrateiras; seu periquito pode morrer sem sintomas de doenças. A clamídia, ou febre do papagaio, por exemplo, pode afetar todas as aves e muitas vezes é transmitida de aves saudáveis ​​que transportam o organismo adormecido. Seu pássaro pode parecer letárgico ou perder o apetite, ou ela pode parecer bem até morrer. Os tumores geralmente não são diagnosticados até que seu pássaro morra, e ela pode não apresentar nenhum sintoma antes de morrer.

Calor

A exposição ao calor pode matar seu pássaro rapidamente, então preste atenção no ambiente atual do seu pássaro e como esse ambiente pode mudar ao longo do dia. Por exemplo, colocar sua gaiola ao lado de uma janela aberta pode dar a ela uma linda brisa fresca pela manhã, mas o sol forte e o calor da tarde podem ser mortais. Além disso, nunca deixe seu pássaro no carro quando você não estiver lá, pois a temperatura pode subir perigosamente no verão. Mantenha sua gaiola longe do calor direto de lareiras, saídas de ar e aquecedores apenas por segurança.