O Que Causa O Melanoma Da Íris Do Gato?

Autor: | Ultima Atualização:

As causas do melanoma da íris são similares às causas da maioria dos outros cânceres.

O melanoma da íris é um câncer que pode afetar os olhos do seu gatinho. Existem dois tipos diferentes, ambos causados ​​pela mutação dos melanócitos. As razões pelas quais isso acontece não são completamente compreendidas, mas vários fatores conhecidos colocam alguns gatinhos em maior risco do que outros para o desenvolvimento desta doença. Tipos de melanoma de íris Melanoma de íris é o câncer das células contendo melanina do olho. A melanina é o pigmento marrom nos olhos, cabelo e pele do seu gatinho. O melanocitoma é a forma menos agressiva. É considerado benigno porque não se espalha - metastatiza - para outros tecidos. Um olho afetado pelo melanocitoma pode continuar a funcionar por anos sem perda significativa da visão. O melanossarcoma é a forma maligna, o que significa que pode se espalhar para a córnea e tecidos adjacentes. O melanossarcoma também causa a quebra física da íris com a consequente perda de visão. Ambas as formas podem causar glaucoma - pressão dolorosa do acúmulo de líquido dentro do globo ocular -, mas o melanossarcoma faz isso muito mais rápido. Pigmentação

A pigmentação pesada é um fator predisponente para o melanoma da íris em gatos. Os melanócitos estão concentrados na porção posterior da íris, atrás das células que dão aos olhos do seu gatinho a cor normal. Gatos de cor escura têm um número maior de melanócitos em todos os lugares, incluindo a íris. Esses gatinhos são predispostos ao melanoma da íris simplesmente porque há mais células produtoras de melanina, então o risco de ter um mutante é maior.

Predisposição genética

Alguns gatos são geneticamente predispostos a desenvolver câncer, incluindo o melanoma da íris. As predisposições genéticas incluem melanócitos que sofrem mutação a uma taxa maior que a média, sistemas imunológicos menos eficientes na remoção de células mutantes ou danificadas e desequilíbrios hormonais que aumentam o risco de câncer.

Danos nos melanócitos

Os melanócitos danificados podem se tornar cancerosos. Sabemos que a radiação UV do sol pode danificar os melanócitos e causar câncer de pele em seres humanos e outros animais. Se isso também se aplica aos melanócitos no olho ainda não foi comprovado, mas a maioria dos veterinários oftálmicos acredita que haja um relacionamento. A exposição a qualquer toxina ambiental que danifica os melanócitos da íris também pode colocar seu animal em risco de desenvolver melanoma.