
Um orçamento flexível envolve mais do que apenas contar cada centavo.
Uma das maneiras mais frequentemente utilizadas para obter o controle das finanças de uma família é através do orçamento. Ao criar um orçamento, uma família lista suas despesas e receitas e cria um equilíbrio entre as duas. Se houver mais despesas do que receita, ou as despesas devem ser cortadas ou a renda deve ser aumentada. Sem o equilíbrio adequado, é fácil se endividar para cobrir as despesas. No entanto, um orçamento mensal não precisa ser definido em pedra. Muitas vezes, ele precisa ser flexível para atender com precisão as necessidades de uma família, com espaço para fazer ajustes nas categorias conforme necessário. Com orçamentos flexíveis, uma família pode planejar despesas inesperadas e grandes ou renda variável e ainda evitar dívidas.
Despesas Básicas e Renda
A chave para qualquer orçamento é saber o que sua família precisa em uma base de mês a mês. Normalmente, há uma lista de despesas necessárias que ocorrem mês a mês; por exemplo, habitações, serviços públicos, pagamentos de dívidas e pagamentos de carros geralmente são feitos mensalmente. Despesas adicionais, como entretenimento, alimentação e gastos discricionários, também precisam ser consideradas, mas podem ser tratadas com alguma flexibilidade. Nos meses em que menos renda ocorre, o orçamento para essas categorias pode ser reduzido para evitar a redução da poupança para cobrir as despesas. Faça uma lista de todas as despesas mensais médias e uma lista de toda a renda média mensal. Se você tem renda variável, veja o valor total da receita do ano passado. Divida esse valor por 12 e veja se o valor resultante é suficiente para cobrir adequadamente as despesas necessárias de cada mês. Essa é a base do seu orçamento. Se não houver renda suficiente para cobrir suas despesas mensais e sua renda for igual mês a mês, faça cortes nos gastos ou aumente sua renda para equilibrar o orçamento.
Despesas variáveis
Ao longo do ano, geralmente há despesas que ocorrem periodicamente, mas não a cada mês. Por exemplo, seguro de carro e seguro de casa podem ser uma fatura de uma vez por ano. Nestes casos, você precisa economizar durante todo o ano para pagar as contas. Há também despesas inesperadas, como as incorridas como resultado de um acidente, uma emergência ou uma viagem não planejada e divertida. Orçamento de um valor mensal para entrar em uma conta poupança líquida para despesas inesperadas e extras. Isso oferece margem de manobra em termos de gastos e impede que emergências afetem seus itens de linha de orçamento mensal. Esta é a parte mais importante de um orçamento flexível e permite que a família tenha alguma margem de manobra nos meses de renda mínima.
Renda Variável
Se você ganha a vida com comissões ou bônus, é especialmente importante ter um orçamento flexível. Você precisa ser capaz de orçar seus fundos durante um período de tempo maior do que aqueles que têm a mesma renda em cada período de pagamento. Evite gastos excessivos quando um grande salário chega dividindo-se a renda ao longo de vários meses, em vez de um. Salve a renda variável acima de suas necessidades mensais para emergências ou extravagâncias, mantendo o suficiente para manter suas necessidades mensais até o próximo grande salário.
Ajuste para mudança
Um orçamento não precisa ser rígido ou sufocante para criar equilíbrio financeiro. Se você torná-lo muito restritivo, você pode se rebelar e acabar gastando demais. Se você precisar de fundos extras por um mês, diminua os gastos do próximo mês para compensar os gastos adicionais. Por exemplo, se você tiver uma grande festa e precisar de um $ 50 extra para compras, se seu orçamento para compras for normalmente $ 200 por mês, subtraia $ 50 do orçamento do próximo mês e aumente seus gastos para atender às necessidades de compras do próximo mês.




