O Que Os Fosfatos Excessivos Podem Fazer A Um Aquário

Autor: | Ultima Atualização:

Algea prospera quando recebe fosfatos.

Todos os seres vivos produzem fosfatos como resíduos biológicos. Quase toda a água do aquário contém algum nível de fosfatos. Em níveis muito baixos, os fosfatos geralmente não causam problemas. No entanto, os fosfatos podem estimular o crescimento de algas nocivas, causando a proliferação de algas inestéticas. Você pode controlar o fosfato de várias maneiras.

Fosfatos

Os fosfatos são sais inorgânicos do ácido fosfórico. Todas as coisas multicelulares, incluindo plantas e animais, produzem fosfatos. No entanto, plantas e algas usam fosfatos para nutrição, então eles usam mais fosfatos do que eles liberam. Você pode encontrar fosfatos em praticamente qualquer sistema biológico. Eles entram nos aquários de várias maneiras.

Algas

Os fosfatos atuam basicamente como fertilizante para as algas. Ambas as algas e plantas superiores precisam de fosfato para prosperar e crescer. Se você tem níveis superiores a 0,1 ppm de fosfato, as algas podem facilmente florescer ou invadir um aquário. Dependendo de outros aspectos da química da água, diferentes tipos de algas podem dominar o tanque, incluindo algas vermelhas, marrons e verdes. Algumas algas crescem ao longo das superfícies, enquanto outras flutuam na coluna de água, fazendo com que a água fique verde e turva

Fontes de Fosfatos

A superalimentação e a superlotação do seu aquário contribuem para altos níveis de fosfato. Além disso, algumas águas municipais contêm fosfatos suficientes para causar problemas nos aquários, embora os níveis sejam inofensivos para os seres humanos. Você pode testar uma amostra da sua água da torneira para verificar os fosfatos. Além disso, se você alimentar peixes de frutos do mar em mercearias, eles podem conter fosfatos extras, pois alguns produtos de mercearia adicionam fosfatos a esses alimentos como conservantes.

Controlando Fosfatos

Você pode controlar os fosfatos de várias maneiras. Primeiro, tente descobrir a fonte. Se os seus fosfatos provêm de comida extra, alimente menos. Você deve alimentar apenas a quantidade de comida que seu peixe pode terminar em 30 segundos. Eles normalmente imploram por mais, mas qualquer comida que eles não terminarem geralmente apodrecerá, aumentará os níveis de fosfato e causará outros problemas. Se a água da sua torneira tiver fosfatos, tente usá-la através de uma unidade de osmose reversa para removê-los. Plantas de aquário bem conservadas podem absorver o fosfato mais eficientemente que as algas, limitando o crescimento das algas. No entanto, manter as plantas de aquário é mais difícil do que parece; use esta abordagem somente se você souber que pode mantê-los vivos e saudáveis.