Quais São As Principais Diferenças Entre O Valor De Mercado E O Valor Contábil De Um Estoque?

Autor: | Ultima Atualização:

O valor de mercado de uma empresa raramente se iguala ao valor contábil.

O valor de mercado de uma empresa e seu valor contábil normalmente não partida. Pense em termos de antiguidades: o valor de mercado representa o quanto os entusiastas de antiguidades pagarão por uma determinada peça, enquanto o valor contábil representa o valor físico da antiguidade. Normalmente, o valor de mercado excede o valor contábil, mas ocasionalmente os investidores encontram uma barganha onde as ações são negociadas abaixo do seu valor contábil.

Valor de mercado

O valor de mercado de uma ação representa o preço que os investidores pagarão para comprar ou vender a garantia . O valor de mercado nem sempre representa o valor real da empresa. Os termos "sobrevalorizado" e "subvalorizado" comparam o valor de mercado das ações de uma empresa com o valor real da empresa, ou valor contábil. Quando as ações de uma empresa são vendidas por mais do que o valor contábil por ação da empresa, os analistas consideram as ações supervalorizadas. Os analistas consideram ações que são vendidas por menos do que o valor contábil por ação da empresa, subvalorizado. Por exemplo, as ações de uma empresa podem ser negociadas a US $ 17 por ação, mas a empresa tem um valor contábil por ação de US $ 15. Os analistas considerariam essa ação supervalorizada porque o mercado paga mais por ação do que a empresa vale.

Valor contábil

Se uma empresa ficasse de saco cheio e vendesse todos os seus ativos e subtraísse qualquer passivo, os investidores restantes receber representa o valor contábil da empresa. Em outras palavras, o valor contábil representa o valor total de todos os ativos menos quaisquer passivos. Esse valor geralmente é chamado de patrimônio líquido ou patrimônio líquido. O valor contábil está realmente ligado à forma como os contadores valorizam a empresa por ação e não tem nada a ver com o valor de mercado das ações da empresa.

O mundo real

Como o valor de mercado de uma ação é impulsionado pela oferta e demanda, muitas empresas negociam bem acima ou freqüentemente abaixo de seu valor contábil. O Google Inc. é um bom exemplo de valor de mercado vs. valor contábil. A partir do fechamento do mercado em 3 de dezembro de 2010, o valor contábil por ação do Google ficou em US $ 135,38, mas no fechamento final, as ações da empresa fecharam a US $ 573 por ação. O valor de mercado da empresa é bem superior ao seu valor contábil, mas os investidores compram as ações voluntariamente pelo preço inflacionado

Considerações

Embora comparar o valor contábil de uma empresa com seu valor de mercado ajude a determinar se uma ação está supervalorizada ou subvalorizada , não é o único fator a considerar. Muitas vezes, uma ação pode ser negociada por menos do que seu valor contábil, mas isso não significa que a empresa esteja subvalorizada. Por exemplo, uma empresa que tem crescimento futuro limitado ou que opera em um mercado em retração pode negociar abaixo de seu valor contábil porque as oportunidades de receita futura parecem reduzidas. Nesse caso, o valor de mercado da empresa reflete seu futuro incerto.